26.5 C
Brasília
24 abr 2024 14:21


PR perde protagonismo com anúncio de desistência de Frejat à corrida ao Buriti

Com 25% das intenções de voto na última pesquisa anunciada, desistência de Frejat atinge, em efeito cascata, prés-candidatos proporcionais, mas pode alavancar vitória em primeiro, turno caso reconsidere disputa

Por Kleber Karpov

Nesta manhã desta terça-feira (17/Jul), o pré-candidato Jofran Frejat (PR) anunciou a desistência na corrida de disputa para o cargo de governador do DF. O motivo, a pressão interna para influenciar, ou impor, indicações de nomes para compor a chapa e eventual equipe do governo.

Com a desistência de Frejat, que não abriu mão à possibilidade de criar um ‘balcão de negócios’ disfarçado de governo, o tabuleiro político das candidaturas majoritárias e proporcionais internas e de outras legendas são afetadas, em cheio.

Nas majoritárias, Alberto Fraga (DEM), pré-candidato a senador em coligação com o PR, anunciou pretensão de surfar para a disputa para governador. O mesmo caminho seguiu Rogério Rosso (PSD), embora, em reunião com Frejat, o psedebista apresentou contra proposta à Frejat que seja cabeça de chapa ao governo pela legenda.

Nas prés-candidaturas proporcionais, por sua vez, nomes que contavam com o recall do PR, porém, sobretudo o de Frejat, podem ter graves efeitos colaterais, nas respectivas campanhas.

No atual cenário, duas coisas podem se dar como certas. Enquanto a executiva nacional do PR permitiu que alguns membros do Partido tentassem, ‘comer pelas beiradas’, para compor uma nominata com ‘interesses escusos’, a legenda jogou por terra, o único projeto político consolidado para um governo de estado.

Por outro lado, caso, Frejat seja convencido a sair candidato ao governo, por outra composição, mesmo que na legenda (PR), a imposição de uma chapa ‘sem vícios’ e ratificação que a gestão não deve ser um “balcão de negócios”, a tentativa de ‘assepsia’ do meio político pode dar ao médico, vitória em primeiro turno. Nesse caso, o desafio será compor nomes 100% limpos.

Errata:
Atualização para correção do último parágrafo. Onde constava:por outra legenda (PR), foi corrigido para: por outra composição, mesmo que na legenda.

Atualização: 17/7/18 às 23h12

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever