22.5 C
Brasília
18 abr 2024 00:27


Servidor cobra pagamento de férias desde janeiro e Secretaria de Saúde parece desconhecer credores

Secretaria parece desconhecer pendências de pagamento de benefício

Por Kleber Karpov

Sem receber as férias, desde fevereiro, uma servidora pediu auxílio de Política Distrital (PD), após cansar de tentar receber benefício pelas vias normais, desde janeiro deste ano, junto a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Apenas na Central de Regulação do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), cinco servidores passaram pelo mesmo problema.

Sob sigilo de identidade, a servidora explicou que, em decorrência de erro do Núcleo de Pessoas do SAMU-DF, “não foi lançado o pagamento das férias na folha de pagamento.”. A profissional de Saúde alegou ter tirado férias, “pois no setor que trabalho disseram que eu receberia esse pagamento em fevereiro, porém até hoje nada.”.

Sem receber o pagamento das férias, que deveria ter ocorrido em fevereiro, a servidora aguarda há cinco meses, porém, sem nenhuma perspectiva de quando deve receber o benefício. “Já fiz reclamação na ouvidoria e pelo jeito vou ter que entrar na justiça para receber o pagamento das férias.”, disse. Ainda de acordo com a servidora, apenas na Central do SAMU-DF, cinco pessoas tiveram o mesmo problema.

“Somente na regulação da Central do SAMU-DF, foram cinco pessoas, três técnicos em enfermagem e dois enfermeiros, das duas enfermeiras, uma conseguiu receber esse mês e os demais, nada.”, disse ao lembrar a falta de respeito por parte da SES-DF para com os servidores.

A outra parte

Questinada sobre o assunto, a SES-DF, solicitou os nomes dos servidores que estavam com tal problema. Porém, em decorrência da chamada ‘Circular da Mordaça’, instituída pelo ex-secretário de Saúde, João Batista (2015) que impede, dentre outras demandas, que servidores denunciem problemas à imprensa, e ainda, os direitos constitucionais de preservação do sigilo de identidade de fontes, PD se negou a encaminhar os nomes.

Ao receber a negativa, a Pasta se justificou quanto ao pedido, além de informar que: “A Secretaria de Saúde respeita seu posicionamento. Entretanto, é necessário a identificação dos servidores para confirmar com as áreas técnicas responsáveis se houve, ou não, o devido pagamento a eles. Caso seja confirmado algum erro ocorrido efetivamente este ano, a pasta aciona o setor responsável de forma a autorizar o devido pagamento.”.

Ainda de acordo com a SES-DF, “os servidores têm total abertura para informar sobre qualquer possível problema no sistema, inclusive, com atendimento individualizado realizado na Central do SAMU, localizado no Setor de Indústrias Gráficas (SIA)”.

Porém

Causou estranheza, a Secretaria necessitar de dados dos reclamantes, sobretudo após PD deixar claro que “As reclamantes alegam que chegaram a acionar o departamento responsável na SES-DF e, até mesmo a ouvidoria, porém, sem retorno e efetivação do pagamento dos valores devidos.”.

Nesse contexto, para evitar possíveis e eventuais retaliações aos servidores da SES-DF, PD, disponibiliza o email [email protected] para que todos os profissionais de saúde da SES-DF, com pendências de recebimentos de pagamento das férias, possam se manifestar para tentar ajudar a Pasta a identificar as pendências de pagamentos dos benefícios dos trabalhadores da Saúde do DF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever