20.5 C
Brasília
19 abr 2024 05:07


Saúde do DF integra projeto nacional para melhorar segurança do paciente

Por Ailane Silva

Com a proposta de reduzir em 50% os índices de infecção em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em quatro hospitais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foi firmado, nesta sexta-feira (8), o termo de compromisso do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com hospitais de excelência do Brasil. O objetivo é orientar as melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

No caso do Distrito Federal, o Hospital Moinho de Ventos, de Porto Alegre, será a referência para o aperfeiçoamento das ações. Os quatro hospitais da Secretaria de Saúde que participarão são: Gama, Materno Infantil, Base, Asa Norte, além do Universitário de Brasília (HUB) e Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), ambos contratados pela pasta.

“As infecções dentro das UTIs aumentam os riscos para os pacientes, o tempo de permanência e, consequentemente, os custos aumentam. Por isso, é importante a mudança dos processos de trabalho para diminuir a possibilidade de infecções”, destacou o secretário adjunto de Saúde, Daniel Seabra.

A técnica da Coordenação Hospitalar do Ministério da Saúde, Luciana Yumi, enfatizou que as infecções estão entre os principais eventos adversos nos hospitais e a consequência é muito grave.

“Não é só um tempo de internação maior, mas o próprio óbito do paciente. Sabemos que é um desafio reduzir os números e mudar as atitudes. Por isso, essa política muda não apenas as normas descritas nos papéis, mas a mudança de práticas de fato”, disse Yumi.

Elenara Ribas, líder do projeto pelo Hospital Moinhos de Vento, destacou que a iniciativa consiste na construção de novas práticas com o apoio da metodologia da ciência da melhoria.

“Esse é um modelo de processos encadeados para obter resultados mensuráveis e que transformam a prática, conforme nossa experiência. Assim, as equipes de cada hospital devem adaptar para sua realidade”, esclareceu.

Projeto

Ao todo, 120 hospitais em todo país serão selecionados para fazer parte do projeto. Todos deverão seguir os mesmos protocolos, pacote de intervenções capaz de medir a melhoria contínua dos processos de trabalho da equipe, além da criação de um sistema de cuidado a prova de erros, com inspeção sucessiva, auto-inspeção e inspeção na fonte.

Confira mais informações sobre o projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala.

Participaram representantes do Ministério da Saúde, Secretária de Saúde do DF e do Hospital Moinhos de Vento

Fonte: Agência Saúde

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever