28.5 C
Brasília
18 abr 2024 18:12


Felipe Augusto foi internado para não morrer de fome, mas falta alimento no Hospital de Ceilândia?

Gestão da Saúde do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) é de matar, nem que seja de fome

Por Kleber Karpov

O que parece ser uma frase de mal gosto, na verdade reflete a realidade de Felipe Augusto da Páscoa Sousa, de 14 anos, portador de leucinose, uma doença metabólica degenerativa. Obrigada a internar o filho, há pouco mais de uma semana, em decorrência da suspensão do fornecimento do suplemento MSUD.B, por parte da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), após internação no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), nova denúncia aponta falta de alimento também no hospital.

Felipe Augusto internado no HRC, com falta de leites especiais – Foto: Arquivo pessoal cedido ao PD

O caso foi denunciado ao Política Distrital (PD), por um advogado, que tenta dar assistência a mãe, Maria Aureni da Páscoa, 47 anos. O operador do Direito, tenta ajudar a levantar recursos para ajudar a custear o aluguel de R$ 800, mais despesas e impedir o despejo de Maria Aureni, impedida de fazer ‘bicos’, por ter que acompanhar o filho, por 24 horas, durante a internação no HRC.

Ao visitar Maria Aureni no HRC, o advogado, sob sigilo de identidade, fez contato com PD e denunciou a falta de dois complementos de leite, necessários a alimentação de Felipe Augusto. “Estou aqui no HRC, local sem ventilação, com um banheiro para seis acompanhantes e pacientes. Hoje está faltando dois complementos de leite que ele toma.”, disse ao observar que também faltam fraldas na unidade.

Os garotos aos lados

No HRC o advogado ficou abismado as se deparar com casos de outros garotos internados com Felipe Augusto. Um deles, Pedro Henrique Marques, vítima de um acidente de ônibus que teve fratura do fêmur e do braço. E outra criança acidentada em uma creche particular, sem previsão de cirurgia.

“Tem uma outra criança aqui que o ônibus São José bateu e ele estava dentro, quebrou o fêmur e braço e está sem previsão de cirurgia na rede pública e a empresa São José não se dispôs em fazer cirurgia na rede particular. Ali tem muitos casos, outro caso de uma criança que caiu em uma creche particular, mas não tem previsão de cirurgia.”, disse resignado.

Vakinha Online

Sensibilizado com o caso de Maria Aureni que se encontra impedida de trabalhar para acompanhar o filho 24 horas enquanto estiver internado no HRC, com a devida autorização da mãe de Felipe Augusto, PD criou uma conta no site Vakinha Online, para tentar ajudar na arrecadação de recursos para suprir as despesas com aluguel. Para ajudar, basta clicar no link e fazer uma doação. Clique para fazer sua doação.

Enquanto isso…

Questionada sobre a falta dos dois tipos de leite de alto custo, a SES-DF informou que “precisamos verificar a prescrição médica e só é possível fazer isso amanhã [segunda-feira (4/Jun)]”. Em relação à outra criança com as duas fraturas, as Pasta alega que “será operado assim que apresentar condições clínicas que permitam a realização do procedimento.”.

Na manhã desta segunda-feira (4/Jun), a SES-DF deu novo parecer sobre o caso de Felipe Augusto em que refutou a falta de alimentação ao paciente internado. “A Gerência de Nutrição do Hospital Regional de Ceilândia informa que o paciente está recebendo todos os produtos prescritos, sem interrupção do fornecimento, sendo acompanhado diariamente pela equipe de Nutrição do HRC. Reiteramos que o paciente é acompanhado pela nutricionista do Núcleo Regional de Atendimento Domiciliar (NRAD) da Ceilândia e recebe a fórmula para uso domiciliar. Em vista do desabastecimento para uso domiciliar, para evitar a interrupção no tratamento, a equipe do NRAD o encaminhou para internação, já que o fornecimento hospitalar segue normal.”.

Atualização: 4/6/18 às 19h30

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever