25.5 C
Brasília
24 abr 2024 13:13


Por falta de insumo, quatro dos dez leitos de UTI do Hospital de Sobradinho ficam fechados há mais de seis meses

Secretaria alega mudança de fornecedor e que substitui gradativamente equipo. Enquanto isso, quatro leitos permanecem bloqueados na unidade

Por Kleber Karpov

Enquanto pessoas morrem diariamente nos hospitais do DF, por falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), quatro dos dez, existentes no Hospital Regional de Sobradinho (HRS) estão fechados há mais de seis meses, por falta de equipo de infusão, um insumo. O caso foi denunciado ao Política Distrital (PD), por um servidor que pediu sigilo de identidade.

“O caos no Hospital de Sobradinho (HRS),  continua. Principalmente na UTI. Onde só dois leitos são ocupados por falta de equipamentos. Existem as bombas de infusão, mas não os equipos que fazem parte das bombas por falta de fabricação. Segundo fonte interna, o governo promete  que vai chegar os equipos, mas nunca chegou.”, explicou.

O que diz a SES

Questionada, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), confirmou o bloqueio de quatro leitos, sob argumento de estar em substituição gradativa dos equipos de infusão. Isso por que, segundo a pasta, a empresa, Hospira, deixou de entregar o insumo no pais.

“A Secretaria de Saúde informa que quatro leitos da UTI adulto do Hospital Regional de Sobradinho estão funcionando e quatro estão bloqueados aguardando a substituição de bombas de infusão da marca Hospira, que deixou de entregar equipos de infusão no Brasil. O processo de substituição está em andamento, que começou pela UTI neonatal e gradativamente ocorre na UTI adulto.”.

Opinião

Enquanto a SES-DF substitui os equipos, gradativamente há mais de seis meses, proporcionamente, o número de mortes evitáveis aumentam, gradativamente, no DF. A pergunta que não quer calar é. P
or que a SES-DF deixou de comprar, de uma vez, o insumo para todas as bombas de infusão da referida fabricante, uma vez que afirma ter adquirido para leitos de UTI Neonatal?

Erramos: 
PD mencionou na matéria: Por falta de insumo, quatro dos seis leitos de UTI do Hospital de Sobradinho ficam fechados há mais de seis meses, quando o correto é: Por falta de insumo, quatro dos dez leitos de UTI do Hospital de Sobradinho ficam fechados há mais de seis meses

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever