20.5 C
Brasília
25 abr 2024 05:37


UBS ficam fechadas e Saúde concentra atendimentos em urgências e emergências dos hospitais

Servidores criticam medidas ao lembrar que deslocamento para UBS é mais fácil que às unidades hospitalares

Por Kleber Karpov

Após ‘vender’ normalidade em relação ao abastecimento de combustível nas unidades de saúde, em decorrência da greve dos caminhoneiros, a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) anunciou medias para garantir o estoque de medicamentos, materiais médico-hospitalares e insumos da rede pública no fim de semana.

De acordo com a SES-DF, de sábado (26) a segunda-feira (28), os casos de urgência e emergências nos hospitais do DF devem ser priorizados. Com isso as Unidades Básicas de Saúde (UBS), devem permanecer fechadas. Consultas ambulatoriais em hospitais e policlínicas também devem ficam suspensas.

Ainda segundo a Pasta, também ficam suspensas as realizações de cirurgias e procedimentos agendados para essas datas. A remarcação será feita na primeira oportunidade. Não há prejuízo para cirurgias de urgência.

A SES-DF determinou também que o transporte de pacientes para exames seja feito apenas em casos de urgência. Além disso, veículos para serviços administrativos não deverão rodar até segunda-feira (28).

Revolta

O fechamento das UBS e concentração dos servidores foram consideradas mais uma iniciativa ‘sem noção’, por alguns profissionais de Saúde. Uma servidora que conversou com Política Distrital (PD), sob sigilo de identidade, criticou as determinações da SES-DF.

“O secretario de Saúde reuniu os superintendentes hoje a tarde e determinou que segunda-feira todas as UBS estejam fechadas e que os servidores trabalhem dentro dos hospitais. Agora imagine, os hospitais superlotados de servidores e vão superlotar de pacientes e, aliás, daqueles que conseguirem se locomover até lá pois é muito mais fácil os pacientes irem para as UBS, que é próxima à residência que se deslocar para os hospitais. Então nos já estamos em uma crise, sem combustível, agora vamos ficar sem saúde.”, argumentou.

Falta de combustível

Com autorização judicial para desobstruir as vias federais, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg, anunciou que deve escoltar caminhões que transportam combustíveis da base de distribuição da Petrobras no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) até os postos de abastecimento do Distrito Federal. A medida visa garantir também o abastecimento para a população.

Segundo Rollemberg, o Executivo local deve priorizar áreas essenciais, como saúde, segurança e limpeza, mas que, com essa medida, atenderá também a população.

Com informações de Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever