Secretaria reinaugura Centro de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital de Sobradinho

405
Print Friendly, PDF & Email

Unidade deve atender 66 pacientes diariamente

Por Kleber Karpov

Na terça-feira (17/Abr), a Secretaria de Estado de Saúde do DF entregou, após reformar,  Centro de Nefrologia e Hemodiálise do Hospital Regional de Sobradinho (HRS).  15 máquinas no total estão disponíveis para os pacientes com problemas renais terem acesso a procedimentos de diálise.

Publicidade

A reforma foi possível em decorrência de destinação de emenda parlamentar, que destinou R$ 1,5 milhão para o GDF. Além de receber nova pintura e troca de piso e de forro, reparos nas redes hidráulica, de esgoto e instalações elétricas também foram efetuadas.

Serviço

O atendimento é realizado toda segunda, quinta e sexta-feira, das 7h à meia-noite. Às terças, quartas-feiras e sábado, o atendimento é das 7h às 19h. O procedimento consiste na filtragem artificial do sangue das pessoas com esse problema, já que o rim está impossibilitado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do DF, no local os pacientes também são submetidos à diálise peritoneal, por meio do qual o processo ocorre dentro do corpo do paciente, com auxílio de um filtro natural como substituto da função renal. Para realizar os procedimentos, há uma sala com três leitos disponíveis.

Com informações de Agência Saúde

Artigo anteriorPau que bate em Chico: STF aceita denúncia contra Aécio por corrupção e obstrução de Justiça
Próximo artigoCerca de R$ 24 milhões é o valor que o SindSaúde-DF pretende abocanhar com as contribuições sindicais