23.5 C
Brasília
19 abr 2024 23:29


Instituto HBDF entra na lista do improviso no descarte de agulhas e seringas usadas

Secretaria de Saúde admite problema e informa que processo de compra de descarpack está em andamento

Por Kleber Karpov

Desde domingo (25/Mar), o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF), entra na lista das unidades de Saúde do DF que adotaram soluções paliativas, para o descarte de seringas e agulhas usadas. A denúncia é de uma servidora da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), lotada no IHBDF que, sob sigilo de identidade, reclamou da solução adotada pelo hospital.

A servidora questionou as supostas melhorias que deveriam ter iniciado no IHBDF, desde janeiro. “Se o Hospital de Base foi transformado em Instituto com o discurso que ia melhorar, por que está ficando cada dia pior? Cadê os deputados, cadê o Ministério Público e o Tribunal de Contas que parecem que não estão vendo isso?”.

Ao Política Distrital (PD), a SES-DF se limitou a informar que “o processo de compra para reposição do estoque do descarpack está em andamento”.

Improviso

Com a falta de insumo para descarte de agulhas e seringas utilizadas, o IHBDF passa a somar o time de hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que improvisam com vasilhames e, até, caixas de papelão, o descarte de lixo hospitalar. Tais improvisos, a exemplo do que ocorre no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e da UPA São Sebastião, conforme denúncia recente do vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), Jorge Vianna pode, acidentalmente, contaminar servidores da Saúde.

Entenda o caso

O Serviço Social Autônomo Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) assumiu o HBDF em janeiro deste ano, após aprovação da base do governo na Câmara Legislativa do DF (CLDF) e o julgamento, pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), de ações ajuizadas pelas diretorias executivas do então PMDB-DF e PT-DF, além do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF).

Desde então, o IHBDF acumula problemas a exemplo de falta de insumos, medicamentos, falha de ar condicionado em centros cirúrgicos e falta se servidores para atender a demanda de pacientes internados.

O IHBDF enfrenta ainda ações que tramitam na Justiça do Trabalho, que recentemente, anulou o processo seletivo para contratação de mais de 700 profissionais de saúde pelo regime das Convenções das Leis Trabalhistas (CLT) por, práticas discriminatórias. Ação essa ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que também questiona a constitucionalidade da criação do IHBDF.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever