27.5 C
Brasília
18 abr 2024 14:17


Gutemberg Fialho se filia ao PR e quer, com Jofran Frejat, resgatar a Saúde do DF

Pré-candidato a deputado distrital, sindicalista reforça peso da classe médica contrária ao governo de Rodrigo Rollemberg

Por Kleber Karpov

Na noite de quarta-feira (21/Fev), o presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), Gutemberg Fialho se filiou ao Partido da República (PR), legenda em que deve concorrer a vaga de deputado distrital nas eleições desse ano. O evento de filiação ocorreu no auditório do sindicato e contou com a presença de políticos e representantes de entidades ligadas à Saúde e de outros segmentos.

Com a mesa, composta pelo presidente e do vice, do PR, José Salvador Bispo de Oliveira e Alexandre Bispo, do pré-candidato ao GDF, Jofran Frejat, além do Senador Hélio José (PROS-DF), deputado federal, Laerte Bessa (PR-DF), o distrital, Raimundo Ribeiro (PPS) e do médico, Dr. Adriano, o sindicalista sacramentou a filiação ao partido que deve engrossar o caldo da oposição ao governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB).

Durante a solenidade, Hélio José ponderou que a filiação de Fialho ao PR enriquece a campanha de Frejat na disputa ao GDF. O senador lembrou ainda a “incompetência” do governo em executar emendas, a exemplo dos R$ 150 milhões destinados pela Bancada do DF no Congresso Nacional, para a construção do Hospital do Câncer do DF.

Bessa afirmou ser o mais feliz com a filiação de Fialho ao partido, isso porque passou a ter “um parceiro para falar desse vagabundo que é o Rollemberg” ao frisar a incompetência do governador para escolher até mesmo a assessoria.

Ribeiro também não deixou por menos, ao criticar a falta de gestão do DF. O distrital lembro ainda que ao longo da atual legislatura da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Fialho se faz presente, incansavelmente, para defender os interesses da classe médica e da população do DF.

Frejat por sua vez lembrou que a Saúde do DF foi referencial para todo país assim como para a comunidade internacional. O pré-candidato ao GDF criticou o desmonte da saúde pública, a exemplo da finalidade dos centros de saúde e da inovação do secretário de Saúde do DF, em relação a atenção primária.

“Eu vejo hoje com tristeza, que estão pegando os colegas de várias especialidades, diz você vai treinar por tantos dias, e você agora que é pediatra, você vai colocar um DIU naquela senhora lá. Eu quero ver como ele vai colocar esse DIU.”, ironizou ao lembrar que os profissionais de saúde estão desmotivados e insatisfeitos, além de terem se tornado saco de pancada da gestão da Saúde.

As palavras de ordem de Gutemberg foram resgate e reconstrução. Nesse contexto, o sindicalista se colocou a disposição para ajudar Frejat para ajudar a “reconstruir a saúde do DF”, a começar por “desfazer e resgatar o atendimento na atenção primária”, disse.

Fialho questionou as remoções de médicos especializados para atender em outra área para atuar como generalistas na atenção primária, o que na avaliação do pré-candidato a deputado distrital, colabora com o aumento da desassistência, assim como os óbitos evitáveis.

O sindicalista também se colocou a disposição para desfazer o que chamou de “início da terceirização”, ao se referir ao Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF).

O pré-candidato além lembrou a falta de gestão que atinge outros setores da gestão pública sob comando de Rollemberg a exemplo da Segurança Pública, com a falta de segurança, a perda da paridade salarial da Policia Civil com a Polícia Federal e problemas enfrentados por Policiais Militares; Na Educação por falta de escolas e de ensino de qualidade, e até mesmo na infraestrutura ao lembrar os casos recentes de desmoronamentos de viadutos e da falta de manutenção que pode comprometer outras estruturas viárias.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever