21.5 C
Brasília
20 abr 2024 07:12


Servidor aponta suspensão de cirurgia ortopédica, no Hospital do Paranoá, por falta de sabão e de medicamento para anestesia

Secretaria nega suspensões de cirurgias, mas cenário pode ser preocupante

Por Kleber Karpov

Na terça-feira (30/jan), Política Distrital (PD) um servidor da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) denunciou a falta de de sabão para higienização de médicos e pacientes no Hospital Regional de Paranoá (HRPa). Isso após tentar conseguir vaga para realização de um procedimento cirúrgico para um paciente. De acordo com a denunciante, caixas de ferramentas e medicamentos para realização de anestesia geral também tem abastecimento comprometido na unidade.

Sob sigilo de identidade, o denunciante explicou ao PD que recebeu tal parecer, por parte de colegas no HRPa, após tentar verificar a possibilidade de realização de um cirurgia de osteosíntese – procedimento cirúrgico de colocação de placa para fixação de ossos fraturados –  no fêmur. Isso porque, no hospital em que está internado há demora na realização da cirurgia.

“O paciente que está internado em outro hospital  e como está demorando muito fui pedir ajuda a uma colega que trabalha no Centro Cirúrgico do Hospital do Paranoá. E essa foi a resposta. O caos.”, disse.

Em recortes de conversas recebidas, por meio do aplicativo Whatsapp, a colega da denunciante, lotada no HRPa, informou que naquela tarde de 30 de janeiro, as cirurgias estavam suspensas por falta de sabão para fazer degermação – higienização – tanto de médicos quanto dos pacientes antes de passarem por procedimentos cirúrgicos.

Na conversa, além do sabão, havia falta de “caixas da ortopedia” – material esterilizado pra realização de cirurgia de ortopedia – e também de medicamento para fazer anestesia geral.

Preocupação

Outra indicação preocupante, por parte da servidora do HRPa e que a falta de sabão também possa estar ocorrendo também em outros hospitais do DF. Na conversa, a profissional de saúde explica que como constou na ficha de evolução do paciente, internado em outro hospital, “que não tem na SES, se fosse falta no hospital”, poderiam pedir emprestado, no HRPa.

Tais denúncias podem ser refletidas no prontuário do paciente, Adão Nunes de Araújo, de 49 anos, internado em outro hospital, que corroboram com a falta de materiais cirúrgicos em toda rede da SES-DF. Por quatro dias seguidos, entre  27 e 30 de janeiro, constam na ficha de evolução que Adão Nunes, está “ciente que necessita de material cirúrgico não disponível na SES-DF”.

Porém

Questionada sobre a falta de sabão, de caixa da ortopedia, medicamento para fazer anestesia geral e eventual suspensão de cirurgias ortopédicas, por meio de nota a SES-DF se limitou a negar tais suspensões de procedimentos cirúrgicos. “O Hospital do Pranoá (sic) informa que não houve nenhuma suspensão de cirurgia na unidade por falta de medicamente ou material cirúrgico.”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever