23.5 C
Brasília
19 abr 2024 23:45


Câmara Legislativa do DF sedia seminário Mais Mulheres na Política

Por Montoro 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal deu início nesta sexta-feira (1º) ao Seminário Mais Mulheres na Política, edição 2017, com o tema “A Reconstrução do Voto”. O evento, realizado entre os dias 1º, das 11h30 às 18h, e 2 de dezembro, das 8h às 17h, no auditório desta Casa, é uma iniciativa da ONG Mulheres em Segurança, liderada pela ativista Beth Moreno em parceria com a CLDF, Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Social e Direitos Humanos, Escola do Legislativo (ELEGIS-DF) e Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do DF, entre outras.

A ativista Beth Moreno salientou que objetivo do seminário é definir estratégias para ampliar a participação feminina na política e assegurar que um número cada vez maior de mulheres sejam eleitas no DF. “Nossa meta é possibilitar a eleição de doze mulheres deputadas distritais no Distrito Federal, ou seja, 50% das vagas da Câmara Distrital”, destacou Beth.

A ex-deputada distrital e pré-candidata ao governo do DF, Eliana Pedrosa, recém-filiada ao (Podemos), também afirmou que a meta é que 12 mulheres sejam eleitas em 2018. “Esse feito significaria o equilíbrio no parlamento local. Às vezes, nós mulheres não nos damos oportunidade, por isso vamos lutar pelas12 cadeiras da CLDF”, comentou Pedrosa.

A deputada Celina Leão (PPS) enfatizou que é preciso dar a devida representatividade à mulher precisa na política e que só tem duas formas de consertar o Brasil: “na política ou na porrada”. A distrital disse ainda acreditar muito na democracia e frisou as pessoas têm entender que homens e mulheres têm direitos igualitários. “Não queremos ser cotas. Os 30% existem para fortalecer a chegada da mulher na política, vamos lutar pela igualdade e contra o retrocesso político”, comentou a parlamentar.

Márcia de Alencar, secretária adjunta da Secretaria da Mulher, da Igualdade Racial e Direitos Humanos, afirmou que a importância de se erradicar a violência contra a mulher e trabalhar pelo seu “fortalecimento e empoderamento na política”. A secretária também ressaltou a meta de se eleger 12 mulheres para CLDF em 2018. “É uma divida histórica que temos com Brasília”, argumentou Márcia Alencar.

Programação – 2 de dezembro de 2017

8h às 9h – Credenciamento e lanche

8h45 às 9h – Canto – Minas de Stylu – Hino Mulheres em Segurança.

9h às 9h45 – Palestra: As mazelas e prejuízos ante a não participação feminina paritária na política
Palestrantes: Daniela Teixeira – Vice-Presidente da OAB/DF Miguelina Vecchio – Vice-Presidente Nacional do PDT – Adriele Lima

9h45 às 10h – Sorteio e distribuição de brindes.

10h às 11h – Palestra: Mudança de postura e reconstrução do voto
Palestrantes: Susana Xavier – Professora Rita Antunezz – Profissional Coach Dória Freitas – Coordenadora do Movimento Acorda Sociedade Miriam C. Stein – Proprietária do Portal dos Aposentados.

11h às 11h15m – Apresentação de vídeos das palestrantes.

11h15 às 12h – Palestra: Empoderamento feminino: serviço público; iniciativa privada; partidos políticos
Palestrantes: Jane klébia – Delegada da Polícia Civil do DF Ana Sales – Empresária Cristiane Brito – Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/DF.

12h às 12h15 – Apresentação de dança das Mulheres de Sobradinho.

12h15 – às 13h15 – Almoço

13h15 às 13h30 – Apresentaçao de vídeo e dança cigana – Daiana Cigana.

13h30m às 14h30m – Palestra: A história de luta das mulheres na política
Palestrantes: Maria da Luz Pedroso – Professora Doutora Sandra Gomes – Delegada Chefe da DEAM Heloísa Helena – Deputada Federal REDE Emilia Stenzel – Professora da UniCeub e membro do IAB.

14h30 às 14h45 – Apresentação de vídeos das palestrantes.

14h45 às 15h30 – Palestra Tema: A mulher jovem – perspectivas, oportunidades e desafios
Palestrantes: Rayssa Tomaz – Secretária de Comunicação do PV Joyce Matias – Coletivo Fale com Ela Taynara Melo – Assessora da Secretaria de Segurança do DF.

15h30 às 15h45 – Participação especial do Projeto Sociocultural Dançar é Arte!

15h30 às 16h – Palestra: Mulheres e partidos políticos – inclusão e respeito
Palestrantes: Raissa Rossiter – Subsecretária de Políticas para as Mulheres do DF Francis Moreira – Professora Coordenadora da Regional de Ensino da SEDF Jaqueline Silva – Deputada Federal Suplente.

16h às 17h – Agradecimentos finais Sorteio da rifa e brindes, leitura da Carta Aberta Mais Mulheres na Política Café e lanche

Fonte: CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever