20.5 C
Brasília
20 abr 2024 09:58


Rollemberg dá posse a 399 servidores da Saúde, mas enfermeiros continuam ‘no banco de espera’

Nomeações de 137 enfermeiros dependem de parecer da Procuradoria Geral do DF que deu parecer favorável às nomeações

Por Kleber Karpov

Na segunda-feira (20/Nov) o governador do DF, o socialista, Rodrigo Rollemberg (PSB) deu posse a 399 novos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Ao todo, 12 categorias receberam novos profissionais. No entanto, 137 enfermeiros concursados aguardam, ansiosos, pela publicação dos nomes no Diário Oficial do DF.

Ao todo foram empossados: 28 clínicos gerais, 39 cirurgiões-dentistas,11 técnicos administrativos, 70 médicos de família, 14 psicólogos, 39 técnicos de higiene dental, 12 biomédicos, 15 assistentes sociais, 8 técnicos de laboratório de patologias, 2 fisioterapeutas, 6 terapeutas ocupacionais e 269 técnicos de enfermagem.

Enfermeiros

A demora da nomeação dos enfermeiros foi questionada ao Política Distrital (PD) em 24 de outubro. À época, a SES-DF se furtou a explicar o problema, o que foi feito pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF (SINDENFERMEIRO-DF), Dayse Amarílio.

De acordo com a sindicalista, uma decisão da Justiça, transitado em julgado, determinou que a Secretaria de Saúde nomeasse 37 enfermeiros, provenientes de ações movidas por concursados de 2005. Na ocasião, a SES-DF, optou por adiar a convocação dos 137 profissionais, conforme previsto pela pasta.

No entanto, após analisar a determinação judicial, a SES-DF encontrou ‘inconsistência’ na determinação judicial. Isso porque os concursados de 2005, que entraram com ação, não seguiam linearidade nas classificações, e a Secretaria preferiu encaminhar o caso à Procuradoria Geral do DF (PGDF).

Em nova conversa com Dayse Amarílio, a sindicalista informou que a PGDF deu parecer favorável à SES-DF em relação as nomeações e a Secretaria de Saúde, por sua vez, encaminhou à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG), para que autorizasse as convocações.

“Houve parecer favorável da Procuradoria [Geral do DF] que encaminhou para a Jaqueline [Carneiro, subsecretaria da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP)]. Ela já mandou autorização para a SEPLAG, mas até agora não houve nenhum encaminhamento. Na próxima semana, nós devemos oficiar a SEPLAG para ver o motivo dessas nomeações dos enfermeiros ainda não terem sido efetivadas.”, explicou Dayse.

A SEPLAG confirmou ao PD o parecer positivo por parte da PGDF, além de informar que “parte dos atos de nomeação está em análise pela consultoria jurídica do Governo de Brasília. O restante das nomeações deve passar por análise nos próximos dias.”.

Com informações de Agência Brasília

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever