25.5 C
Brasília
24 abr 2024 12:41


Deputado Juarezão destina emenda para recuperação de canais de irrigação na Bacia do Descoberto

Com a crise hídrica que afeta o Distrito Federal, o deputado Juarezão (PSB) tem se mostrado um verdadeiro defensor da população, sempre em busca de respostas e soluções.

O deputado Juarezão acompanhou a visita da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEAGRI) e da EMATER  aos canais de irrigação do Córrego Cristal e o Guariroba, na Bacia do Descoberto. Este é o segundo ramal na região a sofrer intervenção para evitar a perda hídrica por infiltração e evapotranspiração, que pode chegar a 60% de perda em períodos de seca.  Ao todo, mais de 300 famílias serão beneficiadas. A obra contempla mais de cinco quilômetros de canais para região.

A medida é uma das frentes de ação do Governo de Brasília para assegurar o abastecimento de água à população do Distrito Federal, em especial no próximo período de estiagem.

“Eu me preocupo com a questão hídrica e por isso destinei emendas parlamentares para que fossem feitos estes canais, já que o abastecimento de Brasília depende destes investimentos. Esperamos que no futuro a nossa cidade não passe pela mesma situação que está passando hoje. Pois estamos construindo agora soluções que beneficiarão a todos nos próximos anos”, defendeu o deputado Juarezão.

A revitalização já surte efeitos no Descoberto, de acordo com o subsecretário de Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Hercílio Matos. “Avaliamos que houve ganhos de água para o reservatório. Ainda não precisamos o volume, mas já é visível que ela tem chegado em maior quantidade para vários produtores da região”, afirma Matos.

“Ao fim da recuperação dos sete canais, espera-se um incremento de 126 litros por segundo à barragem. É o equivalente para abastecimento de uma cidade de 300 mil habitantes”, compara o subsecretário. As obras foram realizadas com recursos de emenda parlamentar do Deputado Juarezão, um grande apoiador dos produtores rurais do Distrito Federal.

Fonte: Ascom Juarezão

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever