23.5 C
Brasília
19 abr 2024 01:45


Funap expõe produtos fabricados por reeducandos em feira internacional

Peças confeccionadas por reeducandos do sistema prisional do DF, nas oficinas da Funap, fazem parte de exposição de artesanatos da Colecionar 2017. Fundação foi convidada a participar da feira por meio de parceria com os Correios. 

Os produtos fabricados pelos reeducandos nas oficinas que a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap/DF) gerencia, dentro do Centro de Internamento e Reeducação (CIR – Papuda), têm espaço garantido na feira Colecionar 2017.  Até o dia 29 de outubro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a Funap participa do evento com uma exposição repleta de objetos confeccionados por apenados do sistema prisional do DF ao lado de filatelistas de diversas partes do mundo, colecionadores de moedas e cédulas, além dos amantes do artesanato, orquídeas e carros. Por meio da parceria firmada com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), um dos patrocinadores da iniciativa, a Fundação terá um estande exclusivo para mostrar seu trabalho.

A Funap/DF trouxe para a feira parte dos objetos produzidos em duas de suas oficinas. Pelas mãos do apenados são fabricados os objetos rústicos em madeira maciça, usuais e decorativos, na oficina de marcenaria, expostos no evento. Além destas peças, por meio da parceria com os Correios, com o projeto Eco Postal, materiais em desuso foram doados pelo órgão à Funap e transformados nos mais variados modelos de bolsas e tapetes. São aproximadamente 80 produtos expostos que podem ser adquiridos ou encomendados por quem visita o estande.

Quem esteve ativamente participando do processo de confecção das peças a partir do que fora doado, como o reeducando *Pedro que hoje trabalha na oficina de alfaiataria, achou a ideia incrível ao ver o resultado do trabalho. “Todo este material poderia ir para o lixo e aqui na oficina a gente conseguiu transformar em ótimas peças. É um projeto muito interessante e estar aqui trabalhando para mim também é muito bom”, relata o reeducando.

A diretora-executiva da Funap, Dilma Imai, avalia a participação na feira como uma excelente oportunidade para apresentar o trabalho da Funap em prol da ressocialização das pessoas presas, sobretudo com as iniciativas que envolvem o trabalho e a profissionalização. “É importante que a Funap esteja nestes espaços para ganhar visibilidade. Além de expor os objetos que os reeducandos fazem, esta é uma oportunidade para mostrarmos que temos uma capacidade produtiva muito grande, que este trabalho é possível e que vale a pena investir na ressocialização”, ressalta.

Oficinas da Funap

Com vistas à capacitação e qualificação profissional dos reeducandos, a Funap/DF gerencia, dentro do sistema penitenciário do DF, no Centro de Internamento e Reeducação (CIR-Papuda), oficinas que ofertam os mais variados produtos e serviços utilizando a mão de obra dos apenados:  oficina de marcenaria, serralheria, mecânica, panificação, alfaiataria, serigrafia e atividades agrícolas na Fazenda Papuda.Aproximadamente 100 internos estão inseridos em atividades produtivas intramuros com direito à remição da pena e remuneração por meio da bolsa-ressocialização.

Colecionar 2017
A feira, que ocorre pela primeira vez em Brasília, reúne duas grandes exposições de filatelia, com participação de mais de 50 países. A primeira delas é a Brasília 2017 Internacional Stamp Exhibition e a Exposição Nacional – Brapex 2017.

Serviço:
Exposições e programações artísticas
Data: 24 a 29 de outubro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Horário: das 10h às 22h. No final de semana: das 9h às 18h
Entrada franca

Fonte: Ascom Funap

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever