21.5 C
Brasília
19 abr 2024 02:36


Unidade Básica de Saúde 3 de Planaltina terá novo endereço em até 60 dias

Iniciativa resultará em economia anual de quase R$ 200 mil

Em até 60 dias, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 de Planaltina funcionará em novo endereço. A mudança ocorrerá em função da necessidade de a Secretaria de Saúde encontrar um local que oferecesse infraestrutura adequada às demandas produzidas pelo serviço prestado em uma unidade de saúde. A troca de localidade resultará em economia anual de R$ 177.600 mil aos cofres públicos.

A antiga UBS 3 possuía 12 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para não provocar desassistência, seis equipes foram remanejadas para duas unidades de Planaltina – três para a UBS 2 da Vila Buritis, que atende as quadras 1, 2, 3 e 4, além do Setor Administrativo, e outras três para a UBS 4 de Mestre D’Armas, que abrange as Estâncias Planaltina, Residencial Sarandy, Vila Nova Esperança, Mansões do Itiquira, Setor de Mansões Mestre D’Armas e os condomínios Santa Mônica e Parque Mônaco I e II.

A UBS 3 de Planaltina passará a funcionar em um prédio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) cedido à Saúde. Agora, a população deverá se dirigir à Vila Buritis, no Setor Residencial Leste, Quadra 8, Conjunto H, Área Especial 1. No momento, o local passa por manutenção predial nas redes hidráulica e elétrica. Assim que as obras terminarem, seis equipes de ESF serão alocadas no imóvel.

Segundo o superintendente da Região de Saúde Norte, Ricardo Tavares, a UBS 3 atende, diariamente, cerca de 500 pessoas por demanda espontânea (aquelas que não têm consulta marcada) e cobre uma população de 48 mil pessoas. “A unidade faz, por dia, 95 vacinas, 270 consultas médicas, 120 atendimentos de pré-natal, 60 testes rápidos de DST, dengue e gravidez, 60 curativos e 200 aferições de pressão e glicemia”, destaca o gestor.

A UBS 3 de Planaltina também se destaca pela aplicação do maior número de vacinas da rede. A área de cobertura de ESF da região é de 66,10%.

Novidade

Uma nova unidade básica de saúde deverá ser construída em Planaltina. A Secretaria de Saúde possui o terreno. O orçamento para o início das obras já foi realocado, segundo Ricardo Tavares. A previsão é que a licitação seja aberta em até 10 dias.

Fonte: Agência Saúde-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever