20.5 C
Brasília
20 abr 2024 09:22


DF é reconhecido como referência nacional para o trabalho voluntário

Pioneira no setor, Secretaria de Saúde servirá como modelo para difusão no país

A dedicação dos brasilienses na prestação do trabalho voluntário ganhou reconhecimento nacional. Brasília foi selecionada pelo governo federal entre as cinco cidades do país que serão referência para o setor, conforme anunciou a secretária adjunta de Políticas para Mulheres, Igualdade Social e Direitos Humanos do DF, Márcia de Alencar, durante o II Fórum Brasília Cidadã, realizado no Hospital Regional da Asa Norte, nesta segunda-feira (28), Dia Nacional do Voluntariado.

“A obtenção desse reconhecimento nacional teve e tem o papel fundamental da Secretaria de Saúde do DF, que, nas palavras da colaboradora do governo, Márcia Rollemberg, é o berço do voluntariado em Brasília e agora terá a missão de levar o êxito da sua experiência de forma integrada a outras instituições públicas, como ação de Estado”, avalia a subsecretária.

Na prática, a seleção da cidade como referência no setor vai se refletir no perfil do Portal do Voluntariado nacional, que será instalado pelo governo federal para incentivar a participação da sociedade em ações de trabalho voluntário. O diretor do Hran, José Adorno, acredita que o voluntariado é fundamental na gestão em saúde. “Na medida em que ocorre o seu reconhecimento e institucionalização, ele se fortalece. Quando a população é demandada, de forma organizada, ela está sempre pronta a ajudar”, afirma.

Apoio

Durante o evento, um dos mais tradicionais serviços de voluntariado da cidade, prestado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília (RFCC), que atua no Hospital de Base desde 1996, obteve a certificação oficial, “que será de grande valia para o avanço das nossas atividades, pois garante a formalização das doações pela sociedade”, estima a presidente Maria Thereza Falcão.

A RFCC conta com 250 voluntárias e oferece amparo aos pacientes com a distribuição de cestas básicas, vale-transporte, medicamentos e apoio familiar. “Essa assistência é fundamental aos usuários, pois, além de estarem enfrentando um doença como o câncer, muitos geralmente não tem condição de trabalhar e de se manter”, relata Maria Thereza.

Atualmente, a Saúde conta com a participação de três mil voluntários sociais – organizados majoritariamente em 21 associações – e 385 voluntários profissionais, que prestam serviços estritamente vinculados à sua área de atuação, desde auxiliares de serviços gerais até cirurgiões especialistas. “Esse trabalho otimiza o alcance das ações de saúde propriamente ditas, pois promove um importante suporte social e pessoal. Hoje, todas as unidades de saúde de maior porte da rede pública do DF já contam com coordenadores do setor”, explica o gerente de Voluntariado da Secretaria de Saúde, Cristian Silva.

Um ação que conta com apoio integral do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, que, em julho de 2016, assinou a primeira portaria de regulamentação do voluntariado no DF. “Trata-se da união perfeita entre o setor público e o privado. Precisamos percorrer novos caminhos e o voluntariado é, com toda a certeza, essencial para o alcance dos bons resultados nas ações de saúde”, define.

Fonte: Agência Saúde DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever