20.5 C
Brasília
19 abr 2024 09:37


Sem invólucros, pacientes que evoluem a óbito nos hospitais são envolvidos em cobertores e lençóis

Secretaria confirma falta de insumo e promete reposição para 60 dias

Por Kleber Karpov

Se nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), a situação anda extremamente difícil para os trabalhadores e pacientes, aos que vieram a óbito, o cenário também é crítico. Um servidor da SES-DF, sob sigilo de identidade, denunciou ao Política Distrital (PD) a falta de invólucro para acondicionar usuários que morreram nos hospitais.

“Não tem mais invólucro para os óbitos. Estão utilizando a própria coberta do paciente ou lençol.”, disse o servidor ao observar que “o problema ocorre em todos os hospitais” da SES-DF.

O que diz a SES-DF

Por meio da Assessoria de Comunicação a Secretaria confirmou a falta de invólucros. Segundo a pasta, “o processo de aquisição dos invólucros de óbito está em fase de homologação.”. A SES-DF se justificou ainda que rejeitou amostra apresentada por parte da empresa vencedora de pregão eletrônico e, “O produto de uma segunda empresa já foi apresentado e aprovado.”, e promete repor os estoques em 60 dias.

“A Secretaria esclarece que todo o processo deve ser finalizado até 60 dias após a homologação do pregão eletrônico. Enquanto os estoques não são reabastecidos via compra regular da SES, as unidades de saúde têm comprado o produto com verba do Programa de Descentralização Progressiva das Ações de Saúde [PDPAS].”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever