25.5 C
Brasília
24 abr 2024 13:52


O Plantonista 12 Mai 2017

Sabotagem na Saúde?

Estranhamente, após a Secretaria de Estado de Saúde (SES-DF) publicitar que acionou a Delegacia Especial de Repressão ao Crime contra a Administração Pública (DECAP) da Polícia Civil do DF (PCDF) para apurar possíveis práticas de sabotagem nos sistemas de gestão da SES-DF,  que gerenciam informações dos pacientes e dos servidores, a exemplo de prontuários e folha de ponto.

o sistema, finalmente voltou a funcionar, após apresentar instabilidades, desde segunda-feira (8/Mai), mesmo que apresentando instabilidade.

O Secretario-adjunto de Gestão em Saúde: Ismael Alexandrino Junior, em entrevista à Rádio CBN informou que a PCDF foi acionada para averiguar a possibilidade sabotagem, interna ou externa dos sistemas de gestão.


“Terminou em pizza sim!”

Foi o que afirmou o deputado distrital, Wellington Luiz (PMDB) presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, em relação ao relatório final apresentado pelo colega Lira (PHS)(11/Mai), relator da CPI.

No relatório, que avaliou problemas na gestão do ex-governador, Agnelo Queiroz (PT) e do atual, o socialista, Rodrigo Rollemberg (PSB), aprovado na CPI por 4 votos favoráveis e 3 contrários, Lira não apontou nenhum culpado pelas irregularidades na Saúde, após 10 meses de investigações.

Após a providencial Operação Drácon, que tirou da CPI da Saúde, parlamentares de oposição ao governo, por supostas irregularidades em esquema de corrupção com emendas parlamentares, o que estagnou a Comissão e gerou, um resultado sem surpresas.

A frustração fica por conta dos distritais Wasny de Roure (PT), Robério Negreiros (PSDB) e Wellington Luiz, que apresentaram relatório em separado. Esse último foi categórico em afirmar ao Política Distrital, “Terminou em pizza sim, amassada no Palácio do Buriti e assada na Câmara Legislativa pela base do governo”. Pizza de Rollemberg? Resta saber o tamanho da indigestão que poderá causar em 2018.

Mas, ao que tudo indica, mesmo com o fim da CPI da Saúde, informações ‘cabeludas’ podem vir a tona e criar muita discussão no âmbito do Legislativo e do Executivo.


Pizza não, Calzone!

Quem discordou da pizza de Wellington Luiz foi o distrital Robério Negreiros que não pensou duas vezes em criticar o texto do relatório produzido por Lira, que é jornalista ao chamar o texto de “desconexo, pífio e vergonhoso”, e jogar acompetência do parlamentar por terra, ao desqualificar até mesmo a pizza da base do governo. “Não é uma pizza, mas sim um calzone, que é uma pizza fechada e robusta”. Mas, enfim, se calzone é pizza, então, terminou em pizza, com a gravidade de ser ‘robusta’.


Meu cargo, minha vida

Negreiros magoou Lira ao lembrar que o distrital foi o responsável por requerer a CPI da Saúde, após Rollemberg tomar alguns cargos do parlamentar, em São Sebastião. Mas… “quando esses cargos lhe foram restituídos, seu afã investigatório arrefeceu-se”. Resta saber se a população vai ‘engolir’ a continuidade da falta de combustível em ambulância, de reagentes, Raio X quebrado, além do ‘quebra-quebra’ e ameaças de usuários, por falta de atendimento. Será que o parlamentar terá coragem de voltar a pedir voto na cidade?


Delirou ou inovou?

Para justificar o relatório, Lira, rebateu críticas de colegas, a justificou a opção por não responsabilizar possíveis culpados, em relação ao caos da Saúde do DF. “Não incriminamos ninguém, mas apresentamos sugestões que vão ajudar o governo a resolver de vez a situação da saúde como um todo”. Delírio, ‘inovação’ ou, revolução? PD está ávido por conferir as sugestões miraculosas e revolucionárias apresentadas por Lira.

 


CPI no more!

A grande dúvida é: Será que o relator da CPI da Saúde sentiu o peso da responsabilidade ou assumiu não estar preparado para um mandato legislativo? O desabafo de Lira, ao término da sessão da CPI da Saúde, fala por si só: “Nunca mais quero saber de CPI”.

 


13o salario

Os servidores da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) aniversariantes em Maio, estão revoltados, pois, até o momento, permanecem esquecidos pela Pasta que não pagou o Décimo Terceiros salario dos profissionais de Saúde. Questionada por Política Distrital (PD), a promessa, de acordo com a SES-DF é que “será pago, nos próximos dias”. Será?

 


Horas Extras

Mas, quem anda revoltado mesmo são os servidores que aguardam o pagamento das Horas Extras de dezembro de 2016. E pelo jeito, a revolta deve permanecer pelos próximos dias. Em apuração de PD,  os trabalhadores, que tentam complementar a renda, devem continuar a esperar pois “até o momento não há previsão de pagamento das horas extras de dezembro.”.

 


Charge: Reprodução da Internet

Nota Permanente de Repúdio

Um estado democrático, a liberdade de pensamento e a segurança jurídica tão esperados pela sociedade, encontram sustentação na autonomia e independência dos Profissionais de Informação que, com fidelidade, relatam os fatos de interesse público. Agora imaginem um universo onde a verdade não pode ser dita, os fatos não podem ser relatados, as irregularidades não podem ser denunciadas e arbitrariedades devem ser omitidas. Imaginaram? Quer notícias sobre saúde, postadas por profissionais de comunicação, com isenção, acesse https://www.facebook.com/groups/SecreariadeSaudedoDF/


Novas atualizações de pérolas do dia, aqui, a qualquer hora!

Distribuído gratuitamente nos melhores grupos de notícia da cidade do Facebook, Whatsapp, Google +, Twitter, Telegram… 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever