21.5 C
Brasília
20 abr 2024 07:16


O Plantonista 27 Abr 2017


Troca de comando na Secretaria de Saúde?

O secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca pode estar com os dias contados. Fonte palaciana aponta que o secretário adjunto, Alexandrino Ismael, deve assumir a pasta, por indicação, da primeira dama. Segundo a fonte, “o desgaste de Humberto Fonseca chegou a exaustão”. A fonte explicou como deve funcionar o esquema. “O governador retirou o Tiago [Tiago Araújo Coelho de Souza, ex-subsecretário de Vigilância à Saúde (SVS), da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)], pois havia acerto para ele ser o novo secretário de saúde e o Alexandrino foi nomeado adjunto na SES-DF para ir se preparando, a pedido da primeira dama. Para não criar constrangimento com o Tiago assumiu como adjunto das Cidades [Secretaria de Estado das Cidades do Distrito Federal] e o Alexandrino deve assumir a Saúde.”, afirmou a fonte.

Chama atenção um possível retorno do poder da influência do nome de Márcia Rollemberg na Saúde. É ver para crer, certamente, se ocorrer Rollemberg deverá ter uma sobrevida, de uma semana, talvez…


Instituto Hospital de Base

Servidor licenciado da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) a grande pergunta dos colegas da Saúde é se o deputado distrital, Juarezão (PSB) está com receio de participar da sessão da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa do DF (CLDF) para votar o PL. 1.486/2017 que institui o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF).

Afinal o parlamentar pode ficar conhecido como o “servidor que entregou o HBDF à iniciativa privada”. Será que o distrital passou a levar em consideração o peso da decisão a ser tomada e o risco de comprometer o futuro político, em detrimento da gestão do socialista e colega de partido, Rodrigo Rollemberg? A resposta pode ser… “tô nem aí, tô nem aí”…

Brincadeiras à parte, Juarezão que faltou a três sessões seguidas da CESC, afirma que já proferiu o voto e que está disponível para todos verem no site da CLDF. Porém… Estranhamente, quem tentou acessar o link Projetos e outras Proposições no site da Casa, se deparou com uma página em branco. Será que por causa do voto do parlamentar ou… do PLC 126/2017 de autoria de Rollemberg, da avaliação do funcionalismo público do DF? O céus! Quantas dúvidas…


Horas Extras de novembro

Quem está aguardando o pagamento das Horas Extras de novembro e dezembro, pelo andar da carruagem, devem permanecer, esperando. Política Distrital foi acionado por diversos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) e apurou a informação com a SES-DF. “A Secretaria de Saúde informa que aguarda disponibilidade orçamentária para realizar o pagamento das horas extras o mais breve possível.”. Vale observar que o secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena Pereira da Fonseca, na segunda-feira (24/Abr), durante a prestação de contas na Câmara Legislativa do DF (CLDF), avisou que está sem recursos. Mas que o pagamento das Horas Extras dependem, exclusivamente, da Secretaria de Estado de Fazenda do DF (SEFAZ).


Greve com corte de Ponto

Defensor da reforma trabalhista no Congresso Nacional, Rollemberg contraria colegas do PSB Nacional e dá, mais uma, demonstração de intolerância para com o funcionalismo público. Segundo o socialista, os servidores do GDF que participarem da greve geral na sexta-feira (28/Abr) terão o dia descontado na folha de pagamento. Tá falado!

 


59 x 0 e GDF treme

Após muito pisoteio por parte de Rollemberg à direção do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), ao descontar cerca de 20 dias parados dos profissionais por participarem da greve no final de 2016, o escritório Martins Leão Advogados está realizando, em parceria com o Sindicato, um mutirão, sem ônus aos servidores, para pedir o ressarcimento dos valores descontados e a reposição dos dias trabalhados, o que deve reduzir os gastos do GDF com horas extras.
Em dois dias o escritório ganhou, em caráter liminar, 100% das 59 ações ajuizadas pela empresa e aproximadamente outras 500 ações, devem ser ajuizadas. Vale observar que na terça-feira (25/Abr), eram 13 ações julgadas favoráveis e 200 ações impetradas. Sem recursos e prestes a ter um enorme prejuízo com custas processuais, além de prazos curtos para fazer tais ressarcimentos, o Rollemberg jogou a desculpa de cumprimento de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STF) de lado e tratou de agendar reunião e chamar o SINDATE-DF para negociar. O encontro dos representantes do Sindicato com o GDF será na tarde dessa quinta-feira(27/Abr).

O escritório Martins Leão avisa que continua a receber procurações, contracheques desde outubro de 2016 até abril e documentos dos servidores afetados com os descontos para ajuizar ação.



Eleições do SindSaúde

O processo eletivo do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do DF, agora, além da 7a Vara do Trabalho de Brasília, também está sob investigação da Delegacia de Defraudação e Falsificação (DEF) da Polícia Civil do DF (PCDF), a pedido do Cartório de Brazlândia. O diretor do SINDSAÚDE-DF, Elias Lopes, que briga na Justiça para tentar concorrer às eleições, acusa a Comissão Eleitoral, subordinada a presidente da entidade, Marli Rodrigues, de falsificar ficha de desistência de Chapa. O cartório constou que houve falsificação e requereu investigação criminal do caso.

Estranhamente, chegou ao Política Distrital, que a também diretora de Formação Sindical, Laura Batista de Cunha, aparece em foto com o suposto desistente da candidatura da chapa de Elias Lopes. O blog está apurando o caso. Mas, questionado o SINDSAÚDE-DF, não se manifestou sobre o caso. O processo corre sob sigilo na Justiça do Trabalho.



Desconhecidos

O SINDSAÚDE-DF e a Associação dos Profissionais de Saude Publica do Distrito Federal (Clube Da Saúde) estão entre as entidades descredenciadas pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF (SEPLAG-DF).Por meio da Portaria 155, publicada no Diário Oficial de 20 de abril, as entidades deixam de ter descontos consignados realizados diretamente em folha de pagamento dos sindicalizados/associados junto ao cadastro de consignatárias facultativas junto ao Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

Com o descredenciamento os sindicalizados/associados deverão realizar as contribuições sindicais por meio de depósito junto ao Banco Regional de Brasília (BRB) ou, caso ofereçam tal possibilidade, direto nas respectivas entidades. A publicação foi relizada

 



Reconhecidos

O SINDSAÚDE-DF, comemora o reconhecimento ‘forçado’ por parte do GDF “que tentou engavetar a decisão judicial que ampara e comprova a atuação da atual diretoria do Sindsaúde.”. O Executivo publicou no Diário Oficial do DF de 26 de abril, a prorrogação do mandato classista dos diretores da entidade, até a realização das eleições.

O sindicato explica que “Com a efetivação do processo eleitoral, a Justiça havia abonado o que estava composto no Estatuto do SindSaúde, que define pela manutenção de seu corpo diretivo, enquanto o pleito não é realizado.”, sem perder a piada a presente do Sindicato armou a bazuca e disparou: “O Sindsaúde construiu a sua história com luta e coragem. Não se abaterá com ataques de mídias ‘brancas’ e de gestores incompetentes e mal intencionados. Estamos na luta”.


Panorama Político

Demorou, mas… Na edição de Panorama Político dessa quinta-feira (27/Abr), os jornalistas Kleber Karpov e Ana Comarú, apresentadores do programa Panorama Político, na Rádio Federal (www.radiofederal.com.br), recebem o deputado distrital, Raimundo Ribeiro (PPS), o presidente do PT, Adalberto Monteiro e o presidente da Associação de Blogueiros de Política do DF e Entorno (ABBP), Sandro Gianelli, para falar sobre Instituto Hospital de Base do DF, Avaliação de Servidores Púbicos, a gestão do governador do DF, o socialista, Rodrigo Rollemberg, da cobertura política da blogosfera e de, política. Toda quinta-feira às 18h.


CPI da Previdência
O senador Hélio José (PMDB-DF) foi eleito relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência Social do Senado Federal, a ser presidida por Paulo Paim (PT-RS). Uma das principais CPIs do Congresso Nacional, o peemedebista espera provar que o rombo da previdência não é culta do funcionalismo público. Por outro lado, a CPI vai investigar práticas de sonegação fiscal, concessão de anistias, desonerações e desvinculações tributárias, que desabasteceram o caixa das contas previdenciárias no Brasil, se está relacionado às grandes empresas.

 


Charge: Reprodução da Internet

Nota Permanente de Repúdio

Um estado democrático, a liberdade de pensamento e a segurança jurídica tão esperados pela sociedade, encontram sustentação na autonomia e independência dos Profissionais de Informação que, com fidelidade, relatam os fatos de interesse público. Agora imaginem um universo onde a verdade não pode ser dita, os fatos não podem ser relatados, as irregularidades não podem ser denunciadas e arbitrariedades devem ser omitidas. Imaginaram? Quer notícias sobre saúde, postadas por profissionais de comunicação, com isenção, acesse https://www.facebook.com/groups/SecreariadeSaudedoDF/


Novas atualizações de pérolas do dia, aqui, a qualquer hora!

Distribuído gratuitamente nos melhores grupos de notícia da cidade do Facebook, Whatsapp, Google +, Twitter, Telegram… 

Atualização 27/4/17 às 05h07

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever