20.5 C
Brasília
25 abr 2024 05:56


Exames de Raio X são cancelados na UPA Recanto das Emas, enquanto aparelho novo aguarda instalação

Equipamentos digitais começaram a ser instalados nas unidades de saúde em outubro de 2016

Por Kleber Karpov
Foto: Arquivo

Na terça-feira (11/Abr), um servidor da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) lotado na UPA Recanto das Emas denunciou ao Política Distrital (PD), o cancelamento de realização de exames de Raio X. Com o computador ligado ao aparelho, quebrado, os usuários da UPA deixam de ser atendidos. Porém, há alguns meses, há alguns meses os trabalhadores aguardam a instalação de um equipamento digital, novo, encaixotado na sala ao lado.

“Os usuários  da upa não  conseguem fazer raio x porque o computador da anti-sala de exames está com defeito, enquanto dentro da sala tem um equipamento novo para digitalização  e execução dos exames  de Raio X está desmontado dentro das caixas para ser montados e a SES não toma providências. Enquanto isso os usuários ficam sem o diagnóstico necessário.”, disse o servidor que criticou o descaso da SES-DF.

Vale observar que a SES-DF comprou equipamentos digitais de Raio X e, iniciou as instalações em outubro de 2016. No entanto, de acordo com o servidor, após seis meses, a unidade se vê obrigada a cancelar exames, com um aparelho novo encaixotado na unidade. “Desde a aquisição da digitalização. Nunca foi instalado essa nova tecnologia aqui na upa do recanto.”.

PD questionou o problema junto a SES-DF que, por meio da Assessoria de Comunicação (ASCOM), confirmou tanto a entrega de um aparelho de raio X novo na UPA Recanto das Emas como a reveladora de Raio X quebrada. Segundo a Pasta, os pacientes são levados para fazer o exame em outras regiões.

“A diretoria administrativa da Região de Saúde Sudoeste informa que a reveladora de raio X da Unidade e Pronto Atendimento (UPA) do Recanto das Emas apresentou problemas. A equipe técnica está recebendo orçamentos de empresas e avalia se é viável consertar o equipamento.
A diretoria destaca que os pacientes que precisam do exame são levados para outros serviços disponíveis na região. Os pacientes não estão ficando sem raio X.
A unidade recebeu um novo aparelho de raio x que  passará por ajustes para entrar em operação substituindo o antigo.”.

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever