26.5 C
Brasília
24 abr 2024 16:39


Pronto Socorro odontológico será desativado, no período noturno, no Hospital do Gama

Profissionais criticam desativação quando poderiam divulgar serviço na unidade de saúde

Por Kleber Karpov

Um servidor da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) denunciou ao Política Distrital (8/Fev) a desativação do pronto socorro odontológico, no período noturno, no Hospital Regional do Gama (HRG). De acordo com o profissional, que pede sigilo da identidade, o motivo é a subutilização do serviço na unidade.

De acordo com o servidor, a direção do HRG definiu que o serviço deverá ser desativado a partir de março. Com isso, pacientes que tiverem emergência de atendimento será obrigado a se deslocar até o Hospital de Base do DF (HBDF) para receber tratamento. “Quem tiver dor de dente  a noite,  terá que deslocar mais de 30 km no Hospital de Base!”, afirmou.

Divulgação

O trabalhador criticou ainda a postura da SES-DF que podeira divulgar a existência do serviço em vez de o desativar. “A alegação é que tem poucos pacientea depois das 23h, mas acho que o caminho é divulgar o serviço nuturno e não fechar o atendimento e deixar a população descoberto deste serviço!”, disse.

Para situar a importância do serviço, o profissional de odontologia, mencionou um caso recente de atendimento. “O últímo plantão que fiz chegou uma senhora as 2h da manhã, desesperada, com dor dente. Prontamente a paciente foi atendida e passou por procedimento emergêncial. A senhora foi embora super agradecida e aliviada! Imagine se não tivesse o plantão noturno odontológico? O sofrimento desta senhora para esperar até o outro dia!! (SIC).”.

O outra parte

Ao ser questionada sobre o assunto, a SES-DF, por meio da Assessoria de Comunicação, confirmou a desativação do atendimento odontológico noturno no HRG. De acordo com a Pasta, com a “baixíssima demanda pelo serviço no período da noite, a direção do Hospital Regional do Gama optou pelo remanejamento dos profissionais de odontologia que atuavam neste período para atuarem durante o dia, em que a procura é maior.”.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever