20.5 C
Brasília
25 abr 2024 09:37


GDF convoca reunião com sindicatos da saúde

Por Evely Leão

Dando continuidade às reuniões entre o GDF e os sindicatos, na manhã desta terça-feira (20/12) o secretariado do governo convocou os sindicatos da área da saúde para tratar sobre as demandas que não possuem impacto financeiro. Na ocasião, representantes sindicais expuseram os problemas que mais aflige as categorias e pediram soluções dos secretários presentes na reunião.

A reunião contou com a presença do chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; do Secretário Estado de Saúde, Humberto Fonseca; do Secretário Adjunto de Gestão Administrativa, Marcelo Herbert e do Subsecretário de Relações do Trabalho e do Terceiro Setor, Márcio Gimenes.

Entre os sindicatos participantes estava o Sindicatos dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (SINDATE-DF); o Sindicato do Enfermeiros (SEDF); o Sindicato dos Odontólogos (SODF); o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Radiologia (SINTTAR); o Sindicato dos Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde e Agente Comunitários de Saúde (SINDIVACS); o Sindicatos dos Técnicos e Auxiliares em Laboratórios (SINTRALAB); o Sindicatos dos Farmacêuticos (SINDIFARDF) e o Sindicato dos especialistas.

Em relação aos problemas relatados estão: a insalubridade, a gratificação de titulação, a portaria nº231, a UTI de Santa Maria, o pagamento das horas extras, a escala de 18h, o corte de ponto dos servidores, além da falta de padioleiro na secretaria de Saúde, bem como uniformes (jalecos).

Ainda na manhã de hoje (20/12) a direção do Sindate junto com o Coren-DF esteve no Hospital de Base, no Centro de Trauma, para conversar com os técnicos em enfermagem que estão exercendo também a função de padioleiro, veja aqui. O Sindate se comprometeu em trazer o problema ao secretário e propôs inclusive, que a SES-DF abrisse um concurso temporário para que os brigadistas e/ou apenados pudessem realizar o trabalho.

Boas notícias

Apesar das dificuldades que a Secretaria de Saúde se encontra e todos os problemas relatados pelos representantes sindicais, o secretário de Saúde Humberto Fonseca informou aos sindicatos que muitos problemas estavam sendo resolvidos.

Segundo o secretário, já foi assinado o contrato de manutenção preventiva e corretiva dos tomógrafos; foi assinado também o contrato para manutenção de ventiladores e monitores; e nessa semana foi publicado o pregão para manutenção de todos os elevadores e este já está em fase de conclusão.

Ainda segundo Fonseca, o serviço de telefonia e de internet da secretaria e dos centros de saúde foi restaurado; foi assinado também o ratifico das próteses de quadril e já foi homologado o contrato de bioquímico, bem como os reagentes de HIV e DSTs de forma geral, os quais já estão em processo de compra. E para finalizar, a Secretaria de Saúde fará duas nomeações em janeiro de 2017, uma no início do mês e a outra no final.

Corte de ponto

Mesmo com reunião marcada com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) na quarta-feira (21/12), para tratar sobre o corte de ponto dos servidores que participaram da greve no período de 24 de outubro à 18 de novembro, a direção solicitou novamente ao secretariado do governo a negociação dos dias parados. No entanto, o chefe da Casa Civil, Sergio Sampaio informou que até o momento o governo manteria o corte.

O vice-presidente do Sindate, Jorge Viana explicou que seria muito mais viável para o governo se os profissionais devolvessem as horas de greve, assim o GDF iria economizar nas horas extras. Porém, não foi obtido uma resposta positiva, a direção irá aguardar a reunião com a Seplag, para discutir essa questão de maneira mais clara.

Fonte: Sindate-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever