25.5 C
Brasília
18 abr 2024 13:17


Joe Valle é o novo presidente da Câmara Legislativa do DF

Celina Leão leva a melhor, se eleição de Joe Valle não for ‘jogada de mestre’ de Rollemberg

Por Kleber Karpov

Votação acirrada com empate de 12 votos, o deputado distrital, Joe Vale (PDT), levou, pelas regras da ‘jogo’, a presidência da Câmara Legislativa do DF (CLDF). O regimento interno prevê que em caso de empate, a quantidade de votos na última eleição é o parâmetro para o desempate. Nesse caso, os 20.352 votos de Joe Valle nocautearam os 14.876 do opositor, o distrital Agaciel Maia (PR).

Com a vitória, o governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), amarga mais uma derrota na CLDF, uma vez que a principal articuladora da candidatura de Joe Valle é a presidente, afastada, Celina Leão (PPS).

Como votaram:

Agaciel Maia (12 votos): Agaciel Maia (PR); Bispo Renato Andrade (PR); Chico Vigilante (PT); Israel Batista (PV); Juarezão (PSB); Julio Cesar (PRB); Lira (PHS); Luzia de Paula (PSB); Ricardo Vale (PT); Rodrigo Delmasso (Podemos); Telma Rufino (PROS); Wasny de Roure (PT).

Joe Valle (12 votos): Joe Valle (PDT); Celina Leão (PPS); Chico Leite (Rede); Claudio Abrantes (Rede); Cristiano Araújo (PSD); Liliane Roriz (PSB); Rafael Prudente (PMDB); Raimundo Ribeiro (PPS); Reginaldo Veras (PDT); Robério Negreiros (PSDB); Sandra Faraj (SD); Wellington Luiz (PMDB).

Termômetro

Irritado com o resultado, Agaciel Maia, candidato de Rollemberg, chegou a sugerir que as eleições foram uma grande “farsa”, responsabilizou, Celina Leão de conduzir o processo. “O Joe é um laranja da Celina”, atirou, no plenário.

Joe Valle de Celina ou Rollemberg?

Com forte influência junto ao Executivo, muita gente está incrédula a possibilidade de Joe Valle ser, de fato, opositor de Rollemberg. Nesse contexto, conhecido por retalhar os adversários políticos, o Diário Oficial do DF (DODF), deve ser esclarecedora ao longo dos próximos dias. Nesse contexto, Lira, Raimundo Ribeiro que o digam.

Vale observar que até poucos meses, o agora presidente eleito da CLDF, era supersecretário de governo, e chegou a ser exonerado pelo governador, apenas tentar ajudar a barrar a possibilidade de reeleição de Celina Leão a presidência da Casa. Embora o parlamentar deixou o governo, com críticas a inércia do Executivo.

Por essa ótica, se Joe Valle realmente pretende resgatar o mandato e a carreira política, a Legislativo e Executivo volta a equalizar forças e ganha a democracia. Caso contrário, Rollemberg será protagonista de uma ‘jogada de mestre’ e ter a CLDF de vez nas mãos.

Temor

Política Distrital conversou com uma servidora da Saúde, que acompanha de perto a vida Legislativa, sobretudo em relação as questões na CLDF, que achou temeroso a eleição de Joe Valle. “Para os servidores essa eleição foi trágica. Ele não tem a menor simpatia com os servidores.”, afirmou.

Mesa diretora

Também foram eleitos os membros da Mesa Diretora da CLDF para vice-presidente, Wellington Luiz, 1ª secretaria Sandra Faraj; 2ª secretaria, Robério Negreiros e 3a secretaria, Raimundo Ribeiro. Telma Rufino, Lira e Cristiano Araújo são, respectivamente, os novos suplentes das secretarias.

Com informações de CLDF – Atualização 15/12/2016 às 14h03

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever