25.5 C
Brasília
25 abr 2024 12:50


Projeto de Lei que libera contratação de Organizações Sociais no DF pode ser votado na segunda (12)

Sindicalista aponta possível manobra da base do governo para autorizar OSs no DF

Por Kleber Karpov

Com dois projetos em tramitação na Câmara Legislativa do DF (CLDF), um contrário e outro favorável a contratação de Organizações Sociais (OSs) pelo GDF, sindicalistas acendem o sinal de alerta. Entidades sindicais e outras ligadas à Saúde, Educação e outros segmentos apontam para possível manobra do Executivo junto a base do governo no Legislativo para aprovar as OSs, na surdina.

O Projeto de Lei (PL) nº 1.186/2016, de autoria do Executivo, em tramitação Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CESC) da CLDF, estabelece a possibilidade de o GDF contratar OSs na gestão da Saúde do DF. Embora ainda falte apreciação da relatoria da CESC, o PL pode ir à votação no plenário da CLDF a qualquer momento.

No entanto, o Projeto de Emenda a Lei Orgânica (PELO) nº 43/2016, que proíbe de vez a contratações de OSs por parte do GDF foi aprovado na Comissão Especial para Análise das Propostas de Emenda à Lei Orgânica (CEPELO)(7/Dez). De autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT), o PELO ainda não foi pautado para votação no plenário.

Calor do momento

Com a aprovação recente da proibição das OSs pela CEPELO, os sindicalistas alertam para a possibilidade de os deputados da base do governo, tentarem se aproveitar ‘do calor do momento’ e colocar o PL nº 1.186/2016, que concede permissão a contratação das Organizações Sociais, em votação.

De olho

Na rede social Facebook, o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (SINDATE-DF), Jorge Vianna, gravou um vídeo na CLDF (9/Dez), onde foi acompanhar a votação do PL do Executivo, na ocasião a votação, na CESC. Na ocasião, a votação foi cancelada pois o presidente da Comissão, o distrital, Reginaldo Veras (PDT), faltou a sessão deliberativa.

Vianna observou que os servidores devem ficar de olho, com a tentativa de manobra, por parte da base do governo na CLDF, uma vez que o PL pode ser colocado em votação, mesmo sem o parecer da CESC.

Sessão Extraordinária

De acordo com Vianna, a CLDF fez uma convocação de sessão extraordinária, para a tarde de segunda-feira (12), e fontes de Política Distrital, apontam que o Projeto de Lei das OSs, do Executivo, deve estar entre os PLs a serem apreciados na CLDF.

Atualização: 11/12/16 às 23h17

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever