25.5 C
Brasília
18 abr 2024 22:41


Saúde do DF abre processo seletivo para contratar 337 médicos

De acordo com Secretário Humberto Fonseca contratação será para áreas de terapia intensiva, pediatria e neonatologia

Por Alline martins e Ailane Silva

A Secretaria de Saúde publicou, nesta segunda-feira (28), edital que torna público o processo seletivo simplificado para contratação, por tempo determinado, de médicos de terapia intensiva adulto, pediatria e neonatologia. Ao todo, serão oferecidas 337 vagas. A remuneração para carga horária de 20h semanais será de R$ 6.327. Os aprovados serão contratados por um período de 12 meses improrrogáveis.

“A contratação temporária vai nos ajudar a ter profissionais atuando na rede que são extremamente difíceis de se contratar hoje em razão da falta médicos especializados nessas áreas, enquanto fazemos o concurso regular”, destacou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, durante a entrevista coletiva no Edifício da Sede.

As inscrições deverão ser feitas pelo site (www.saude.df.gov.br) ou pessoalmente no edifício sede da Secretaria de Saúde, entre os dias 28 de novembro e 16 de dezembro. Para as inscrições online, o candidato deverá preencher um formulário e digitalizar documentos pessoais e comprobatórios. Não haverá prova, apenas análise de currículo e títulos.

O secretário informou caso o número de profissionais não seja suficiente para cobrir o déficit, a Secretaria de Saúde poderá oferecer aos selecionados dobrar a carga horária para 40 horas semanais.

Humberto também citou que a contratação dos profissionais faz parte do plano exigido pelo judiciário para solucionar o problema da UTI de Santa Maria, que é a maior do Brasil e não possui recursos humanos suficientes. São 100 leitos, sendo 20 de UTI Neonatal, 20 de UTI Pediátrica e 60 de UTI Adulto. A UTI funciona hoje com profissionais fornecidos pela empresa Intensicare, mas desde 2014 a empresa não possui mais contrato e o pagamento é feito por verba indenizatória.

“Foram realizados oito concursos públicos, entre regulares e temporários, para tentar contratar profissionais. Seriam necessários 170 intensivistas, mas a pasta só conseguiu contratar 70 em todos esses certames. Esse será o nono concurso. Se obtivermos sucesso, nós conseguiríamos reassumir, por administração direta, a UTI de Santa Maria”, disse.

Lotação

Os candidatos contratados para as especialidades Terapia Intensiva Adulto serão preferencialmente lotados no Hospital Regional de Santa Maria, podendo ser lotados em outras unidades que contenham serviço de terapia intensiva, de acordo com as necessidades de atendimento da população.

Os pediatras serão lotados preferencialmente nos serviços de urgência/emergência dos hospitais regionais da Região de Saúde Sul (Gama e Santa Maria) e do Hospital Regional de Planaltina, podendo ser lotados em outras unidades. Já aqueles contratados para a especialidade Neonatologia serão lotados preferencialmente no Hospital Regional de Santa Maria.

Quadro de vagos 

Opções

Especialidade

CH total

Vagas (20h)

1

TERAPIA NTENSIVA ADULTO

2120

106

2

PEDIATRIA

2140

107

3

NEONATOLOGIA

2480

124

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Agência Saúde-DF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever