20.5 C
Brasília
19 abr 2024 05:02


Chuva alaga Hospital Regional de Planaltina e expõe falta de manutenção na unidade

Presidente do SindMédico-DF critica descaso para com os usuários da Saúde pública do DF e questiona: “Tem como funcionar desse jeito?”

Por Kleber Karpov

Um temporal, de aproximadamente duas horas, na noite de sábado (19/Nov) demonstrou a fragilidade em relação à falta de manutenção do Hospital Regional de Planaltina (HRPl). A rede de água pluvial, tubulações e infiltrações fizeram com que a inundação tomasse conta de piso, tetos e paredes da unidade da unidade. Corredores, salas de: Raio X, medicação, box de emergência, parto cesariano ficaram alagados.

O presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF), Gutemberg Fialho, conversou com Política Distrital e observou que aparelhos de Raio X, tiveram que ser desligados e os pacientes retirados do recinto, durante a realização de exames,

Ainda de acordo com o sindicalista, até a maca do box de emergência teve que ser retirado do local. Fialho criticou a falta de manutenção das unidades de saúde.

“O que estamos assistindo o resultado do descaso, abandono, ausência de gestão, desrespeito a dignidade humana e afronta aos direitos humanos. Essa é a marca do governador Rollemberg, caçador de servidor público e do aprendiz de Secretário de Saúde.”, disparou Fialho.

 

Política Distrital, entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), que por meio da Assessoria de Comunicação atribuiu o alagamento à estrutura antiga, e observou que mesmo com o alagamento, nenhum equipamento foi danificado.

“Na ocasião, o aparelho de raio X do hospital ficou molhado e foi desligado por precaução, mas todas as providencias necessárias já foram tomadas e o aparelho foi religado nesta manhã. Não haverá nenhum prejuízo aos exames de imagem que serão realizados nesta segunda-feira (21) no Hospital de Planaltina.”.

Segundo a SES-DF, o atendimento, neste domingo (20/Nov), ocorre normalmente, com 13 profissionais escalados para o plantão médico. Ainda de acordo com a Secretaria, “Um projeto está em curso para a reforma total do Hospital de Planaltina até 2018.”.

Atualização: 20/11/2016 às 13h42

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever