25.5 C
Brasília
18 abr 2024 20:42


DF tem mais de 100 roubos a pedestres por dia em setembro

Em setembro já foram registrados 2.040 roubos, até ontem

Por Elijonas Maia

Os brasilienses vivem dias de medo. Em setembro, até ontem, foram registrados 2.040 roubos a pedestres em todo o Distrito Federal. Com isso, a média é de 102 crimes por dia – apenas nesse gênero. Ontem (20), apenas até as 17h, foram registrados 74 roubos aos brasilienses, cerca de 4,5 roubos por hora.

Na segunda-feira, a secretária da Segurança Pública, Márcia de Alencar, ao lado do comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Marcos Antônio Nunes, propôs ações imediatas em resposta ao aumento no número de roubos e furtos.

A estratégia principal vai determinar ações para atender a realidade de oito regiões, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, São Sebastião, Taguatinga, Estrutural, Plano Piloto e Santa Maria, que estão concentrando, na atualidade, 65% dos roubos a pedestres, transportes coletivos, veículos, residências, comércio e ainda furtos no interior de veículos.

Embate policial
Com os altos índices de crimes violentos no Distrito Federal, policiais civis e delegados criticam a postura da Secretaria de Segurança. Em uma mensagem, dizem: “Em setembro já foram 2.040 roubos. E a SSP acha que está tudo tranquilo… A PM não dá conta do serviço dela e ainda quer fazer o termo circunstanciado (TCO), que é de competência legal da PCDF!”.

A mensagem se refere ao último dia 15, quando a PMDF efetuou seu primeiro TCO, no Guará, em uma ocorrência de direção perigosa. Um homem fugiu de uma blitz e foi liberado pelos policiais sem precisar passar pela delegacia. Com isso a guerra entre PMDF e PCDF ganhou um novo capítulo.

A Polícia Civil divulgou nota em que considera o fato como “funcionário público desprovido da devida competência legal para realização de tal ato”. O texto da Direção-Geral diz ainda que a prática reflete um retrocesso na medida em que representa a nefasta prática de investigação de civis por militares. A PM não se manifestou sobre o boletim.

Fonte: Diário do Poder

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever