25.5 C
Brasília
18 abr 2024 21:44


Prioridades: Enquanto pediatras debatiam problemas do Hospital Materno infantil, o secretário de Saúde…

“A sensação que temos é que o Secretário ignora totalmente o a situação caótica que nós servidores e, principalmente, que os usuários estão passando”

Por Kleber Karpov

A ausência do secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Humberto Fonseca, em reunião no Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico-DF), na noite de segunda-feira (22/Ago) chamou atenção de médicos pediatras do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) que tinham a expectativa de se encontrarem com o SES-DF para falar sobre os  problemas graves que ocorrem na unidade.

Sem-Título-1
Pediatras expõem problemas graves no HMIB – Foto: Divulgação

Dentre eles, a falta de servidores, o excesso de pacientes, macas em corredores, desvio de finalidade de box de emergência que funciona na condição de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), problemas na regulação e de remoção de crianças para o Instituto de Cardiologia do DF (Incor-DF) em que naquela data seis crianças precisavam ser transferidas para o Incor-DF, porém a unidade não tinha conhecimento.

Na ocasião da reunião, o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho, também questionou a ausência do Secretário.

“Foi lamentável a ausência do secretário. Seria uma demonstração de comprometimento com a busca de soluções para os problemas da pediatria tanto no HMIB quanto no restante da rede pública. Continuam deixando o Dr. Nivaldo e o resto de nós na expectativa de mais cuidado com a Saúde Pública”, lamenta o presidente do SindMédico-DF, Gutemberg Fialho.”.

A queixa foi acompanhada por um pediatra, que entrou em contato com Política Distrital e pediu para não ser identificado, sobre a ausência de Humberto Fonseca, que mandou um representante.

“Não quero desqualificar a colega que representou o Secretário, mas o problema é grave e a sensação que temos é que o Secretário ignora totalmente o a situação caótica que nós servidores e, principalmente, que os usuários estão passando.”.

Mas onde estava Humberto Fonseca enquanto ocorria a reunião com os pediatras do HMIB? O Blog questionou a SES-DF sobre o assunto, e sobre a importância do Secretário para traçar políticas públicas, para o HMIB, unidade referência em pediatria do DF.

Por meio da Assessoria de Comunicação a SES-DF informou: “O secretário de Saúde Humberto Fonseca, estava participando da reunião do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde – CONASS.”.

Humberto Fonseca, secretário de Saúde em encontro com o governador do DF, Rodrigo Rollemberg – Foto: Divulgação

Porém, o blog apurou junto ao CONASS que informou que as reuniões naquele conselho ocorrem uma vez por mês. A última reunião ocorreu nesta, na manhã de quarta-feira (24/Ago). Uai? Mas como assim?

Com algumas pesquisas no site da Agência Brasília o blog descobriu que na verdade, enquanto os pediatras discutiam os problemas do HMIB, Humberto Fonseca, estava em um encontro que “serviu para alinhar políticas para o setor.”, na residência oficial do governador, Rodrigo  Rollemberg, em que se reuniu com recebeu os superintendentes e a cúpula da Saúde do DF. Será que a pediatria entrou no âmbito das discussões? Salut!

Mas como foi a reunião?

Encontros e sorrisos à parte, que tal ver o problema da unidade?

Caos no HMIB – Reunião no SindMédico-DF

Publicado por SindMédico-DF em Segunda, 22 de agosto de 2016

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever