20.5 C
Brasília
20 abr 2024 10:05


Diretor do SAMU-DF explica vazamento de “anúncio publicitário” que viralizou em redes sociais

Anúncio em redes sociais, fora de contexto, se transformou em transtorno para diretor do SAMU-DF

Por Kleber Karpov

O que seria apenas mais um anúncio publicitário, informal, de vagas entre um grupo de médicos do Serviço Médico de Urgência do DF (SAMU-DF), após um ‘vazamento’, uma “oferta de emprego”, em um grupo do aplicativo WhatsApp, se transformou em transtorno para o psiquiatra e diretor do SAMU-DF, Rafael Vinhal.

Vinhal conversou com Política Distrital e explicou que sempre que tem alguma demanda de profissional, até mesmo para reposição de escalas, que utiliza o grupo de médicos do SAMU-DF, no Whatsapp, para divulgação, sempre em “formato publicitário”. Porém, um médico deu um print e publicou anúncio em outras redes, o que causou tal confusão.

Vinhal explicou que precisava de cinco médicos com dedicação de carga horária de 40 horas e recorreu ao anúncio para conseguir tais profissionais.

“Muitos médicos não querem dobrar a carga horária, de 20 horas para 40 horas, mas consegui por meio do anúncio, quatro médicos para cumprir as 40 horas. Tenho o maior respeito pelos colegas do SAMU e infelizmente, o anuncio ao ser publicado fora do grupo, ficou desvirtuado em relação à intenção da peça publicitária, a que sempre recorri. Todos conhecem a realidade dos profissionais do SAMU e sobretudo da dedicação dispensada para garantir o atendimento aos pacientes.”

confira o anúncio

Rafael-vinhal-samu

Esclarecimento

Por meio de uma Nota de Esclarecimento, Vinhal, explicou o caso e se desculpou por eventuais interpretações que o anúncio, causadas aos servidores do SAMU-DF, ao ser exposto, fora de contexto.

Há 2 dias foi ofertado ao SAMU a duplicação de carga horária para 5 médicos. Como gestor, ofertei ao grupo de mensagens dos médicos a duplicação, a fim de garantir transparência e isonomia no processo. A mensagem foi repassada aos médicos de forma informal. Como um anúncio de publicidade. Na realidade, todas as vezes em que há furos nas escalas do SAMU, a fim de não prejudicar o atendimento à população, é ofertado vaga de plantões da mesma forma aos médicos do grupo. A oferta foi uma replicação de mensagens já enviadas anteriormente ao grupo de médicos. E sempre em tom de ironia, de brincadeira. Os médicos no SAMU são médicos capacitados, que realizam 60 mil atendimentos ao mês, seja in loco, seja por telemedicina. O trabalho é árduo, penoso. Lidamos com vida, com o estresse diário nas ruas e na Central de Regulação. A mensagem foi printada por um dos médicos e repassada a diversos grupos, de forma descontextualizada. O grupo de mensagens é uma forma de manter a gestão próxima ao servidor. Por meio da mensagem conseguimos 4 médicos com interesse na realização de 40 horas semanais na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES. Peço desculpas pela forma com que a mensagem foi divulgada e publicada. Brasília merece um SAMU com 100% das viaturas ativadas. E com médicos disponíveis 24 horas para o atendimento à população. Aos condutores do SAMU, também socorristas, e demais profissionais de saúde do SAMU, meu enorme respeito pelo trabalho de excelência prestado à população. Valorizo o trabalho de cada um de vocês. Sem uma equipe multiprofissional completa, com condutor socorrista, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, jamais conseguiríamos manter nosso serviço com a qualidade que Brasília merece. Coloco-me à disposição para esclarecimentos.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever