23.5 C
Brasília
20 abr 2024 00:24


Segurança da Olimpíada no DF terá 4 mil militares, dizem Forças Armadas

Efetivo se junta a 4,5 mil servidores do GDF mobilizados para os Jogos
Brasília sedia dez partidas de futebol, sete do masculino e três do feminino

Por Gabriel Luiz

As Forças Armadas informaram nesta sexta-feira (22) que vão manter um efetivo de 4 mil pessoas à disposição do governo do Distrito Federal durante o período da Olimpíada. A maior parte deve ficar de prontidão, sendo chamada quando for convocada. Os militares se juntam aos 4,5 mil servidores do GDF mobilizados para os jogos – incluindo policiais civis e militares, e agentes do Detran, entre outros.

Dez jogos de futebol – sete do masculino e três do feminino – serão disputados no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O governador Rodrigo Rollemberg voltou a dizer que o DF está preparado para atuar no combate ao terrorismo.

“Estamos unidos e preparados para garantir que a Olimpíada, evento que representa a fraternidade universal e a paz entre os povos, ocorra de forma segura”, afirmou. Ele também disse que a prisão de dez supostos integrantes do Estado Islâmico em sete estados demonstra a capacidade das forças de segurança do país em garantir a defesa de torcedores, atletas, delegações e profissionais da imprensa.

Os trabalhos de segurança em Brasília começam neste domingo (24), com a chegada da seleção masculina da África do Sul, e vão até 15 de agosto. As atividades integram ao todo 44 órgãos, que voltarão a atenção para o acompanhamento das delegações, os quatro centros de treinamento, o estádio Mané Garrincha e o hotel Royal Tulip, onde as equipes ficarão hospedadas.

Durante os jogos, haverá bloqueios no trânsito em várias vias, informou o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel Márcio Pereira. Uma das diferenças em relação à Copa do Mundo é que fica proibida a circulação de ônibus próximo a torcedores na área do perímetro do Estádio Mané Garrincha. Durante o Mundial de 2014, coletivos eram autorizados a circular em meio a pedestres.

Por questão de segurança, a comissão não informa o número exclusivo de policiais destacados para atuar na Olimpíada. Os dois primeiros jogos previstos na capital ocorrem em 4 de agosto, um dia antes da abertura oficial dos Jogos.

Confira todos os jogos em Brasília na Olimpíada:
Masculino:
4 de agosto – 13h – Iraque x Dinamarca
4 de agosto – 16h – Brasil x África do Sul
7 de agosto – 13h – Dinamarca x África do Sul
7 de agosto  – 16h – Brasil x Iraque
10 de agosto – 13h – Argentina x Honduras
10 de agosto – 16h – Coréia do Sul x México
13 de agosto – 13h – 1º do Grupo D x 2º do Grupo C

Feminino:
9 de agosto – 16h – Alemanha x Canadá
9 de agosto – 22h – China x Suécia
12 de agosto – 13h – 1º do grupo G X 3º dos grupos E ou F

Fonte: G1

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever