25.5 C
Brasília
17 abr 2024 22:09


Farmácia Central e Parque de Apoio, da Secretaria de Saúde, também estão com telefones cortados

Em apuração anterior Secretaria deixou a entender que somente administração Central estava com problemas, mas ao que parece…

Por Kleber Karpov

Em 1º de junho, após receber denúncia, apurar e confirmar o corte das linhas telefônicas da Adminstração Central (ADMC) da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), servidores apontam cortes também em outras unidades. Uma delas a Farmácia Central da SES-DF, que prejudica a distribuição de medicamentos em hospitais, Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), Centros de Saúde e Saúde da Família.

Um dos servidores, que pede para não ser identificado explicou que na Farmácia Central, responsável por manter o estoque de medicamentos para distribuição em toda a rede da SES-DF, há mais de duas semanas estão sem telefone.

“A farmácia  central dispensa de medicamentos  e insumos pros hospitais está sem telefone  há duas semanas, não  liga e nem recebe.”, e foi além: “Todo Parque de Apoio,  os mais graves são  a rede de frios, (onde ficam as vacinas)  e Farmácia  Central. (SIC)”.

Ao Política Distrital o denunciante explicou que, sem telefone, as unidades de saúde podem ter comprometimento na reposição de medicamentos.

“Isso  implica na solicitação dos pedidos  das regionais quando  falta determinados  tipos de vacinas que precisam ter reposta nos hospitais, Centro e postos de Saúde, Upas e Saúde da família.”

O que diz a Secretaria

Política Distrital voltou a questionar à SES-DF (4/Jul) sobre o corte da telefonia na Farmácia Central , além de  perguntar quais as unidades estavam com os telefones bloqueados. Por meio da Assessoria de Comunicação (Ascom), a Secretaria de Saúde se limitou a repetir a resposta de 1º de Julho.

Omissão ou…?

A revelação do problema na unidade, chama atenção pois quando houve a denúncia do corte das linhas telefônicas na ADMC, Política Distrital ao apurar o problema junto à SES-DF, questionou se outras unidades também estavam com as linhas bloqueadas.

Na ocasião, a Secretaria foi categórica ao informar, que outras unidades de Saúde não foram afetadas. Será que a SES-DF se esqueceu de um dos setores essenciais para se conseguir atender às demandas dos usuários da Saúde Pública do DF? Ou está tentando evitar mascarar a incapacidade de o GDF arcar com as despesas básicas para garantir a gestão da Secretaria?

Parecer da SES -DF em 1º de Junho

5dias

Parecer da SES -DF em 4 de Junho

2-dias

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever