25.5 C
Brasília
24 abr 2024 11:54


“Apreciações de Projetos de Lei serão constantes”, afirma a presidente da Câmara Legislativa do DF

Quem estava acostumado a ver deputados na Câmara Legislativa do DF (CLDF) correrem, na semana que antecedia o recesso parlamentar, para votar dezenas de Projetos de Leis, devem perceber mudanças. Prática questionável, na avaliação da população do DF, chegou ao fim de acordo com presidente da Casa, Celina Leão

Por Kleber Karpov

Diversos projetos de autoria de vários distritais foram apreciados e votados em primeira turno, na tarde desta quarta-feira (8/Jun), na Câmara Legislativa do DF (CLDF). A votação faz parte de esforço concentrado acertado pelas lideranças partidárias para limpar a pauta de votações antes do recesso parlamentar de julho.

Porém, quem àqueles que acompanham a rotina da Casa e pensam ser apenas mais uma tentativa de ‘recuperar o tempo perdido’ para votar os projetos deixados para a última hora, podem estar enganados.

Ao menos é o que afirma a presidente da CLDF, deputada Celina Leão (PPS), durante a reunião realizada entre com os associados da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP)(2/Jun). De acordo com a Distrital, a votação de projetos deve se tornar uma constante naquela Casa.

 “Antigamente os deputados votavam os projetos deles e depois que iam inserindo na pauta. E o que eu determinei que a partir de agora, se o projeto foi votado em todas as comissões, ele entra imediatamente na pauta.”, explicou.

280

Ainda de acordo com Celina Leão, apenas os deputados distritais têm 280 Projetos de Leis, prontos para serem apreciados em plenário.

“Só de deputados nós vamos entrar com 280 projetos prontos para serem votados, prontos e tramitados pois passaram pelas comissões. Já devem estar na pauta da Ordem do Dia. Se vocês olharem, não assustem. Se tiver projetos do Executivo que chegarem a gente começa a discutir, mas os projetos dos deputados a gente começa a votar na próxima terça-feira (7/Jun).”.

A presidente da CLDF explicou que no mês de junho deve votar todos os projetos dos deputados. E que os acordos para definição das prioridades de votação dos projetos devem ser definidos em reunião do colégio de líderes.

Polêmica

Celina observou que chegou a enfrentar resistência entre os deputados, para colocação dos projetos na puta de votação, sobretudo em decorrência de projetos de lei considerados polêmicos.

“A prática era de lançar e não entendo porque não lançar: -A mas que tem projeto que pode ser polêmico, a gente pode apanhar. Há mais se vai ser polêmico na pauta, imagine para votar? É até um termômetro. A pauta é um termômetro para ser acompanhado pela sociedade.”, disse

Transparência

Na ocasião da reunião, Celina Leão falou ainda sobre a disponibilização, na internet, dos gastos dos parlamentares.

“Hoje a gente publica a verba do deputado, de indenização, integral. Se o cara tem contrato, onde dele tem o endereço. A população é quem fiscaliza, E não tivemos mais problema. Porque quem está fiscalizando, não tem mais que fazer requerimento. Eu recebia toda semana, pedidos de requerimentos pedindo cópia. E a gente conseguiu colocar na internet. A nota fiscal, o contrato, está tudo na internet.”, afirmou.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever