20.5 C
Brasília
25 abr 2024 04:55


GDF ignora ação na Justiça que pede segurança aos comerciantes do DF

Descaso ou negligência?

Por Kleber Karpov

No dia 4 de maio a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) ajuizou uma Ação Civil Pública junto ao Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), em desfavor do GDF. A ACDF questiona a omissão da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) no fornecimento de segurança pública do DF.  Na terça-feira (31/Mai), o TJDFT lavrou a ação sem que o governo tenha se manifestado para se defender no processo.

O presidente da ACDF, Cleber Pires conversou com Política Distrital sobre a ação em que cobra, do GDF, segurança aos comerciantes do DF. Pires afirma ver com preocupação a omissão por parte do governo, uma vez que exige a prestação de um serviço público de qualidade. “É de direito de quem paga imposto, serviço público de qualidade. Nós queremos trabalhar e gerar receita.”, criticou.

De acordo com Pires, a expectativa é que o GDF implante no DF, em curto prazo,  o que chamou de “choque na segurança pública”, em alusão ao retorno do ‘tolerância zero’, e frisou: “Saúde, fome e segurança não dá para esperar.”.

CLDF

O Presidente da ACDF chegou a entregar cópia da Ação Civil Pública à presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Celina Leão (PPS), ocasião em que Pires pediu apoio da CLDF à reivindicação dos comerciantes de mais segurança pública às quadras comerciais do Plano Piloto.

À época Celina Leão se comprometeu em realizar uma audiência pública para se esclarecer os problemas da segurança pública, além de encaminhar o documento à Comissão de Segurança da CLDF. “Precisamos saber, por exemplo, se há desfalques no efetivo policial ou se há deficiência na gestão”, exemplificou.

O que diz o GDF?

Política Distrital encaminhou questionamento ao GDF para apurar o motivo de o governo não ter se manifestado na ação e atualizará a matéria tão logo receba algum parecer.

Perguntas ao presidente da ACDF

Política Distrital (PD): Em seu ponto de vista, não se manifestar foi uma ação de negligência ou descaso do GDF para com os comerciantes do DF?

Cleber Pires: Acredito que uma assessoria atenta não deixaria isto acontecer, tivemos uma conversa franca com o Governador [Rodrigo Rollemberg (PSB)]. E ele demostrou claramente o desejo de ajustar esta demanda, inclusive com grande avanço nas conversas com a Secretaria de Segurança. Mas é muito estranho não terem se manifestado. Acreditamos plenamente no judiciário, por este motivo batemos em sua porta!

PD: Mas houve alguma ação efetiva?

Cleber Pires:  Ouve sim. Tenho me deparado com algumas blitze que não eram tão rotineiras, a instalação de 500 câmeras de monitoramento em diversos postos do DF. Amanhã (1º de junho) teremos mais uma reunião para uma avaliação das novas medidas de segurança.

PD: Qual a maior demanda dos comerciários em relação à segurança?

Cleber Pires: Segurança. Polícia nas ruas. Hoje tem um déficit  de 5.000 policiais do DF. E nosso fundo constitucional, será que está sendo bem aplicado?

PD: O senhor tem números de comércios atingidos em decorrência da violência no DF?

Cleber Pires: Os números nunca irão bater pois 70%  [dos comerciantes] não registram mais as ocorrências. E a maioria absoluta já foi vítima.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever