27.5 C
Brasília
18 abr 2024 16:02


Audiência pública debate sobre sintomas e tratamentos da endometriose na Câmara Legislativa

A Câmara Legislativa realiza nesta terça-feira (17) audiência pública, a partir das 19h, no plenário da Casa, para debater com especialistas a endometriose e suas formas de diagnóstico e tratamento no âmbito do Distrito Federal. A iniciativa do encontro é do deputado Claudio Abrantes (Rede).

Abrantes alerta que a endometriose é uma doença que afeta diretamente a qualidade de vida da mulher, sua vida sexual, pessoal e profissional. O diagnóstico precoce é ainda hoje a melhor forma de prevenção. “Nós temos que discutir, debater e homenagear as pessoas que falam sobre assuntos tão importantes aqui no DF. É papel da Câmara estar envolvida no dia a dia dessas mulheres”, comentou o parlamentar.

O distrital observa que, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, entre 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva (13 a 45 anos) podem desenvolvê-la e 30% tem chances de ficarem estéreis. Embora pouco conhecida, a doença afeta cerca de 176 milhões de mulheres no mundo, sendo seis milhões só no Brasil. Entre os principais sintomas estão dor durante as relações sexuais, cólica menstrual intensa, alterações no hábito intestinal (diarreia ou obstipação) e dificuldade para engravidar.

Fonte: CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever