21.5 C
Brasília
20 abr 2024 04:12


Servidores da Secretaria de Saúde, não façam greve, apenas continuem a denunciar

Gestão de Humberto Fonseca faz bloqueio seletivo de blogs para que servidores não saibam o que acontece nas Unidades de saúde do DF? Política Distrital, intensificará publicações de matérias provenientes de denúncias de servidores da Saúde.

Por Kleber Karpov

Política Distrital recebeu uma mensagem carinhosa de uma servidora da Saúde que, em uma crítica humorada deixou claro a insatisfação do bloqueio de acesso ao Blog em unidades da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).

O atual secretário de Saúde, Humberto Fonseca, aparentemente, resolveu ampliar a extensão da Lei da Mordaça instituída pelo antecessor de Fábio Gondim, João Batista de Sousa, ao tentar impedir que os trabalhadores tenham acesso ao Blog. Afinal, considerando que todo servidor tem um celular, conectado à internet, tais ações parecem ser totalmente inócuas.

O que aconteceu?

Isso porque após Fonseca assumir a Pasta, misteriosamente, o acesso aos blog Política Distrital, e Blog do Fred Lima, foram bloqueados nas unidades da SES-DF. Na ocasião (11/Mar) houve a publicação de uma Nota de Repúdio por parte da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política (ABBP) a qual, ambos os blogs, fazem parte.

Política Distrital chegou a entrar em contato com a SES-DF para confirmar a prática de bloqueio, o que foi negado por parte da SES-DF, por meio da Assessoria de Comunicação. No entanto, apurações realizadas com servidores nas unidades de saúde deixaram claro que apenas Política Distrital e Blog do Fred Lima, não estavam acessíveis aos trabalhadores nas unidades da SES-DF.

1

2

Os donos do grupo

Após fazer divulgação nos grupos do Facebook, rotina comum aos Blogueiros após publicar uma matéria intitulada os Os donos da saúde pública do DF estão na Secretaria, só que não (11/Mar), entrou em ação um personagem comum em tempos de redes socais. ‘Os donos do grupo’ Servidores Secretaria de Saúde DF, incomodados com a publicação expulsou este articulista do grupo e sugeriu factoide para justificar o cerceamento à informação, na rede social.

b

Caça aos seguidores

Não satisfeitos, ‘os donos do grupo’’ chegaram a expulsar, também, servidores, sindicalistas, uma grande defensora dos trabalhadores, Silene Almeida e ainda a blogueira, Cris Oliveira. O motivo? Taxados de seguidores, injustificados, deste Blogueiros, foram sumariamente retirados do convívio daquela comunidade por questionarem, pura e simplesmente, o motivo da expulsão deste articulista.

a

Justa causa?

Para justificar a ação, sob o argumento de uso político do grupo, por suposta vingança, ‘os donos do grupo’ tentaram associar a exoneração deste articulista, da SES-DF (10/Mar), seis dias após tomar posse, dado a troca de secretário de saúde (1/Mar).

Nesse contexto Política Distrital observa que Gondim tinha intenção de fazer um trabalho de aproximação com os servidores, e convidou este articulista, dado a convivência direta e indireta que tem com trabalhadores da Saúde do DF, desde 1999, época em que Sindicatão era um nome forte e respeitado, daí o convite em outubro de 2015.

c

É um direito da SES?

Na ocasião um dos ‘dono do grupo’, servidor comissionado da Secretaria, Norton Ferraz Sanches, em troca de mensagem privada com este articulista, já bloqueado no grupo, chegou a argumentar que a SES-DF estava no direito de bloquear o blog por se tratar de uma prática organizacional. Argumento incontestável que esse articulista concordou de pronto, porém,  apenas uma ressalva, que se tratava de uma restrição seletiva por parte da SES, uma vez que apenas Política Distrital e Blog do Fred Lima foram bloqueados.

Embora, por força do destino, em outra comunidade por meio do aplicativo Whatsapp, um dos ‘donos do grupo’, o também servidor da SES-DF, Leonardo de Carvalho, deu a entender o possível real motivo da insatisfação que não era, necessariamente, com o suposto ‘uso político’ do espaço ou a nota de repúdio da ABBP, mas a menção e associação do nome da secretária adjunta, Eliene Berg, que, aparentemente, Carvalho interpretou ter relação direta com a criação da OS, algo que não foi mencionado na referida matéria.

20160312231446Isso porque a matéria mencionou uma visita de Eleine Berg e do vice-governador, Renato Santana (PSD) ao hospital Santa Marta, empresa vinculada ao Instituto Santa Marta de Educação e Saúde (Ismes), qualificada em 25 de janeiro à condição de Organização Social (25/Jan), pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Imparcial

Política Distrital criou  no Facebook o grupo SES – Secretaria de Saúde do DF, mantido por comunicadores,  onde imprensa e servidores publicam o quiserem moderações provenientes de interesses escusos.

Não faça greve, denuncie

E a servidora?

Mas enfim, fatos esclarecidos, voltando à servidora, que inspirou essa matéria, com um depoimento, ou quase uma homenagem à Política Distrital. Isso por revelar que nos momentos vagos, se reuniam para discutir publicações realizadas pelo blog.

Bom dia. Faço muita propaganda do seu blog por aqui. Ontem três servidores em horários diferentes vieram me pedir pra reclamar com vc que, não conseguimos acessar seu blog. Tá bloqueado nos computadores do hospital.  De novo? Por quê?  De madrugada quando os pacientes dormem, sempre temos uma rodinha de café e opiniões sobre suas matérias. Não podemos ficar sem o café e nem sem as matérias… Estamos chateados. Vamos entrar em greve… Reivindicando mais café e mais Karpov. SIC)”.

À servidora, que por questões óbvias não terá o nome nem a unidade revelados, Política Distrital, agradece o carinho e sugere. Não façam greve, continuem com o cafezinho e com as denúncias. Os usuários e os demais servidores da SES-DF, talvez se beneficiem ao publicitarem os problemas enfrentados no dia-a-dia enquanto tentam salvar vidas.

Quanto à SES-DF

No que tangem a extensão da mordaça, que além de tentarem manter os servidores calados,  agora tentam impedir que saibam o que de fato acontece nos recôncavos da SES-DF, Política Distrital promete tentar redobrar o tempo e o esforço dedicado a trazer a público às questões da Saúde, para dar vazão a tantas denúncias que chegam e infelizmente, este articulista, não consegue dar vazão a todas, por ter que priorizar outras demandas.

Aos donos dos grupos

Aos nobres ‘donos do grupo’ dado o tempo que passou desde então é passível afirmar que ao contrário do que o sr. Norton insinuou, Política Distrital continua a seguir o mesmo senso crítico e deve permanecer a publicar as ações positivas mas, principalmente, as denúncias de servidores ou usuários da saúde pública do DF. Sempre com a mesma seriedade que o fazia antes da saída de Gondim e, como já devem ter percebido, também, após a posse de Humberto Fonseca ou de qualquer outro gestor da SES-DF.

 

 

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever