25.5 C
Brasília
17 abr 2024 22:10


Falta de água e improviso em maternidade reforçam fragilidades do Hospital de Santa Maria

Unidade de Cuidado Intermediário de Urgência funcionando em Centro Obstétrico e comprometimento de realização de procedimentos cirúrgicos por falta de água demonstram fragilidade da Saúde em Hospital de Santa Maria

Por Kleber Karpov

Imagine o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) uma das maiores unidades hospitalares do DF, com cerca de 340 leitos comuns e 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com atendimento de porta aberta de urgência e emergência, que recentemente reativou a maternidade e Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal (UCIN)  transferida do Hospital Regional do Gama (HRG). Agora imagine o HRSM, sem água.

Isso foi o que ocorreu, na quinta-feira (31/Mar), ocasião em que o HRSM ficou sem água, de 17h às 21h30, de acordo com denúncia de um servidor do HRSM, que pediu para não ser identificado. Ao ser questionado por Política Distrital, sobre a existência de caixa de água na unidade o trabalhador explicou que a bomba havia quebrado.

“Todo o atendimento ficou comprometido. Tinha médico desesperado. Imagine o médico realizando um parto e não ter como lavar as mãos para fazer o procedimento cirúrgico. Imagine o desespero do médico de não ter como higienizar a mãe após o parto. Todo esse transtorno por causa de uma bomba? Será que é falta de manutenção?”, questionou.

O servidor explicou ainda que com a falta de água todo o atendimento foi comprometido. “Hoje, na maternidade, por exemplo, foram 10 médicos escalados para fazer atendimento, três pela manhã, três a tarde e quatro a noite. Mas tem paciente que está aqui desde ás 13 horas e somente agora estão sendo atendidos.”, disse.

Falta de enfermeiro

Ainda de acordo com o trabalhador o HRSM passa ainda por outras irregularidades. Na quinta-feira (31/Mar) faltou enfermeiros para dar assistência na UCIN. “Isso não é caso recente, já essa semana não é a primeira vez que isso acontece.”, afirmou.

1

Improviso

Outro problema apontado pelo servidor é o funcionamento à base do improviso na UCIN : “A UCIN do hospital de Santa Maria está funcionando improvisada no Centro Obstétrico. Há sete bebês acondicionados no Centro Obstétrico, indevidamente.”, frisou.

Secretaria de Saúde

Política Distrital entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) para apurar as informações, porém, até o momento da postagem da matéria, não recebeu nenhum retorno.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever