Itapoã recebe “Defensoria em Ação” neste fim de semana

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O projeto aproxima regiões carentes dos seus direitos

O “Defensoria em Ação” estaciona nesta próxima sexta (4) e sábado (5) no Itapoã. O projeto leva atendimento itinerante da Defensoria Pública do DF para regiões que não possuem fóruns, oferecendo atendimento psicossocial e jurídico gratuito. As unidades móveis da Defensoria ficam disponíveis ao público das 9h às 17h, no estacionamento da administração da região.

Com o atendimento facilitado próximo de suas casas, os usuários terão acesso a defensores, psicólogos e assistentes sociais para consultar informações sobre diversos assuntos como reconhecimento voluntário de paternidade, divórcio consensual, ações de alimentos, direitos do consumidor, da criança e do adolescente.

A ação faz parte de uma ampliação do atendimento itinerante da Defensoria em parceria com as administrações regionais, que disponibilizam o espaço, tendas, dentre outras necessidades para que o público seja recepcionado com formalidade em espaço aberto. Também é possível que o público tenha orientações sobre os serviços da administração no local.

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As regiões escolhidas atende o critério da carência desses recursos, também reforçando o papel da Defensoria que “muitas vezes os cidadãos não sabem que podem recorrer”, de acordo com o defensor público Wagner Rios. O Itapoã é a terceira parada do projeto, que orientou cerca de 80 pessoas nas últimas semanas na Estrutural e no Riacho Fundo II.

Os atendimentos mais procurados nessas regiões são para orientações sobre questões de família, questões de saúde pública e principalmente sobre os direitos do consumidor, de acordo com Rios, que prestou atendimento nas duas primeiras paradas. “Os direitos do consumidor é algo que acompanha o cidadão no dia a dia, então temos casos de problemas com compras regulares e via internet, produtos com defeito, promoções inexistentes, então percebemos que muitas pessoas têm dificuldades com essas questões”, explica.

O projeto tem funcionalidade principal de chegar até a população carente, verificar suas demandas, fazer orientações e encaminhamentos necessários e também evitar ações que possam ser feitas de outras formas. “Muitas ações podem ser evitadas se tiverem uma orientação prévia, tendo assim menos um problema jurídico”, destaca Rios.

SERVIÇO: DEFENSORIA EM AÇÃO NO ITAPOÃ

Data: 04 e 05/03/2016

Horário: 09h às 17h

Local: Administração do Itapoã (Quadra 378, conjunto A, área especial nº 4)