20.5 C
Brasília
19 abr 2024 07:29


Relatório aponta irregularidades na gestão da Saúde por OSs em Goiás

Vistoria da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) em hospitais geridos por Organizações Sociais (OSs) no interior do Estado constatou irregularidades, entre elas, reaproveitamento de compressas, higiene deficitária e rachaduras e infiltrações nas estruturas. A vistoria foi solicitada pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e foram realizadas entre outubro e novembro do ano passado.

O relatório com os detalhes do que foi verificado nas unidades foi repassado ao promotor Fernando Krebs, que atua no Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público, que encaminhou o documento para as promotorias no interior. “Cada um deverá tomar as providências que considerar cabível de acordo com a situação verificada.

No relatório consta vistoria realizada em quatro unidades de saúde em Goiás. No Hospital de Urgências do Sudoeste (Hurso), administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Santa Helena de Goiás, consta que foi encontrado material sendo reaproveitado, como compressas, além de roupas sujas e dispostas no chão. Materiais de saúde também foram identificados sem acondicionamento específico e rachaduras e infiltrações nas paredes.

No Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Huana), gerida pela Fundação de Assistência Social de Anápolis (Fasa), pinças usadas em endoscopias não estavam com os rótulos que permitissem o rastreamento de seu uso. Foi constatado também que as enfermarias possuem mais leitos que o permitido por lei, que prevê, no máximo, seis camas.

No Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), administrada pela OS Gerir, entre outras coisas, foram verificadas lixeiras sem tampa, janelas sem telamento e materiais já esterilizados, dispostos em camas da sala de recuperação pós anestésica. No Hospital Ernestina Lopes Jaime, gerido pelo Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), em Pirenópolis, o relatório aponta a falta de ações de manutenção preventiva dos equipamentos e instalações e não possui depósito para equipamentos e materiais.

Fonte: Jornal O Popular

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever