25.5 C
Brasília
25 abr 2024 11:51


OSS: MP vai questionar na Justiça modelo de gestão de escolas em Goiás

Por Victor Ribeiro

A Secretaria de Educação de Goiás informou que cinco organizações sociais apresentaram os documentos exigidos pelo chamamento público feito pelo governo goiano. Dez instituições pretendiam assumir a gestão do ensino público no estado.

Na primeira abertura de envelopes, dia 15, nenhuma apresentou a documentação correta. Na segunda chance, nessa quinta-feira (25), metade passou para a próxima fase da seleção.

O Ministério Público de Goiás recomendou à Secretaria de Educação que suspendesse o processo de transferência da gestão das escolas. Como isso não ocorreu, o promotor Fernando Krebs anunciou que o órgão vai responsabilizar o governo do estado na Justiça.

As organizações sociais aprovadas nessa etapa foram a Associação Educacional Olimpo; o Instituto Brasil Central de Educação e Saúde; a Fundação Antares de Ensino Superior, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; o Instituto Consolidar e o Inove.

A instituição escolhida no final da seleção vai assumir a gestão de 23 escolas estaduais no município de Anápolis, à 53 quilômetros de Goiânia.

Para o procurador-chefe da Advocacia Setorial da Secretaria de Educação de Goiás, Anderson Máximo, a mudança de gestão tem amparo legal e conta com o empenho pessoal da secretária de Educação, Raquel Teixeira.

O promotor Fernando Krebs, do Ministério Público, discorda do modelo de gestão pretendido pela Secretaria de Educação. De acordo com o promotor, as organizações sociais deveriam trabalhar em parceria com o governo de Goiás e não substitui-lo.

Durante a abertura dos envelopes com a documentação das organizações, estudantes participaram de um protesto na Praça Cívica. O movimento estudantil informou que havia 200 manifestantes. Já a Polícia Militar informou que 100 pessoas participaram do ato.

Fonte: Agência Brasil

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever