20.5 C
Brasília
20 abr 2024 08:34


Conselho de Saúde impede fechamento de Centro Obstétrico e ginecologia de Hospital de Santa Maria (DF)

Após morte de recém-nascido gerência tentou transferência de serviços para impedir comprometimento profissional de servidores por falta de condições de trabalho

Por Kleber Karpov

Na sexta-feira (22/Fev), a gerência de enfermagem anunciar a transferência dos atendimentos de ginecologia e do centro obstétrico do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), em “porteira fechada”,  para o Hospital Regional do Gama (HRG). A decisão ocorreu por falta de estrutura e comprometimento profissional dos servidores. Porém após intervenção do Conselho Regional de Saúde de Santa Maria (CRSSM) a suspensão dos serviços no HRSM foi descartada.

Política Distrital recebeu um áudio de um servidor que explica o motivo da decisão da gerente de Enfermagem, Fernanda de Paula, para evitar que os profissionais de enfermagem os médicos tivessem problemas com os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren-DF) e de Medicina (CRM-DF), respectivamente, dado a falta de condições da unidade realizar procedimentos cirúrgicos.

“A Fernanda [Gerente de Enfermagem] avisou que vai fechar o CO [Centro Obstétrico] de ‘porteira fechada’. Todo mundo vai para o Gama. Vai ficar só três técnicos aqui até conseguir dar alta para todos os pacientes que estão internadas, a maternidade também não vai receber puerperas  [pacientes pós-parto] do Gama.  Isso é para forçar a secretaria para mandar pediatras. Era para vir 12 pediatras e mandaram só cinco pediatras não tem como funcionar. Hoje já veio uma paciente aqui também com 25 semanas, em período expulsivo a RN [Recém-Nascido] foi a óbito e para não colocar o nosso Coren [registro Coren-DF ] e nem o CRM [registro no CRM-DF], dos médicos em risco a diretora optou em todo mundo ir para o Gama. Então a partir de amanhã a noite todo mundo vai cumprir escala no Gama e hoje quem chegar a gente vai sortear vai ficar só três técnicos de enfermagem e de enfermeiro e o restante vai tudo pro Gama. (SIC)”.”

O blog conversou com a conselheira de Saúde, Denise Bastos, que explicou que ao tomar conhecimento da decisão da Gerente de Enfermagem o secretário de Saúde, Fábio Gondim, a superintendência e a direção do HRSM, intervieram e ficou estabelecido que somente o controle social, por meio do Conselho do Conselho Regional de Saúde (CRSSM) poderia deliberar sobre tal encaminhamento.

Denise explicou ainda que na terça-feira (23/Fev), o CRSSM se reuniu com representantes da comunidade de Santa Maria, ocasião em que votaram pela permanência dos serviços no HRSM. De acordo com Denise Bastos: “Nós entendemos que uma transferência dessa natureza iria apenas lesar a comunidade de Santa Maria. Nós já perdemos a pediatria do Hospital de Santa Maria que foi retirado da unidade com o argumento que seria temporário. Já são quase dois anos e a pediatria nunca mais foi reaberta.”, afirmou.

A Conselheira de Saúde observou ainda a necessidade de buscar outros meio para garantir a manutenção dos serviços em Santa Maria. “É preciso buscar outras vias para trazer soluções para resolver a questão da obstetrícia e ginecologia da região sul, que não a de acabar com a oferta desses serviços para a nossa comunidade pois quem perde é o cidadão.”, concluiu.

Com a mobilização com a comunidade realizada pelo CRSSM, a SES-DF se comprometeu realocar equipamentos na unidade em reabrir o Centro Obstétrico no início de março. “Vamos iniciar com atendimento aos baixos riscos e assim que montarem a estrutura de UCIN [Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal]. Iniciaremos atendimento para os pacientes de alto risco. Santa Maria será o referencial em atendimento de Materno Infantil da Região Sul. A equipe de neonatologistas do Gama [HRG] concordou em vir para Santa Maria [HRSM], por entender que temos estrutura para atender com qualidade.”, afirmou Denise Bastos.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever