Violeiros se reúnem em Brasília para fortalecer movimento nacional 

359
Print Friendly, PDF & Email
Segunda etapa do Seminário Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira, de 23 a 25 de fevereiro, produzirá documento com propostas efetivas de criação de políticas públicas para o segmento cultural 
Artistas, produtores musicais, pesquisadores e outros atores do segmento cultural participarão da segunda etapa do Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira, de 23 a 25 de fevereiro, em Brasília. O objetivo do evento, que dá prosseguimento à fase anterior realizada em dezembro passado, é fortalecer o movimento nacional de violeiros e apresentar um documento com propostas efetivas de criação de políticas públicas para a área.
Representante da Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil (ANVB), organizadora do encontro, Volmi Batista explica que a produção nacional em torno da música e da viola caipira apresenta números grandiosos em relação ao público de interesse, à diversidade artística e aos empregos gerados no setor. No entanto, contraditoriamente, o segmento não tem sido suficientemente observado pelas políticas de desenvolvimento cultural nem merecido a devida atenção dos meios de comunicação.
“Levando em conta a dimensão dessa cadeia produtiva, que em termos de produção fonográfica, bem como na circulação de shows, é uma das maiores do Brasil, ainda é bastante reduzido o contingente de artistas qualificados que conseguem ser mensurados pela grande mídia. Queremos ampliar esse mercado de trabalho e criar oportunidades de visibilidade para músicos e produtores que atuam neste contexto cultural”, diz Volmi Batista, também violeiro e produtor musical.
A programação do seminário prevê dois dias dedicados às plenárias e aos trabalhos em grupo, que darão origem ao documento de ações e propostas do movimento. Essas atividades ocorrerão na Pousada dos Angicos, próximo a  Brazlândia, com a participação de cerca de cem convidados, entre artistas consagrados, como Pereira da Viola e a dupla Zé Mulato e Cassiano, além de pesquisadores e produtores musicais de diversos estados do país. Na quarta-feira (24 de fevereiro), às 19h, na Sala Cássia Eller, no Complexo da Funarte, um ato público, com a presença de autoridades governamentais, apresentará as proposições originárias do evento. Será o único momento aberto à participação popular, com entrada franca e apresentação de roda de violeiros. Os organizadores prometem uma noite de imersão na cultura caipira, com coquetel típico e muita boa música.
Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira – 2ª etapa
Quando: de terça-feira a quinta-feira (23 a 25 de fevereiro de 2016)
Onde: Pousada dos Angicos (Incra 8, Brazlândia) e Sala Cássia Eller (Complexo da Funarte, ao lado da Torre de TV)
Assessoria de imprensa: Fernando Brito – 9951-9375
CRÉDITO DAS FOTOS:  Alexandre Almeida/Janela Aberta Filmes/Divulgação
6b28dc93-50bd-475f-9a68-a3f9ee6b4309

Artigo anteriorPor falta de servidor, farmácia pública do DF fica fechada até 1º de março
Próximo artigoTransparência: MPDFT recomenda atualização das informações no portal da Secretaria de Saúde