26.5 C
Brasília
24 abr 2024 19:41


Câmara Legislativa do DF assina convênio com Funap e contratará sentenciados em ressocialização

Convênio assinado na tarde desta terça-feira (16) entre a Câmara Legislativa do Distrito Federal e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) permitirá a contratação de sete sentenciados do regime aberto e semiaberto para atuar em atividades de jardinagem e serviços gerais na sede do Legislativo. A presidente da Câmara, deputada Celina Leão (PDT), disse que a ressocialização encherá a Casa de orgulho e destacou a importância da reeducação para melhorar a sociedade. “Para mudar o mundo, precisamos começar mudando o nosso redor mais próximo”, completou.

A presidente da Funap, Francisca Aires de Lima Leite, considerou a assinatura do convênio como um momento histórico para a entidade, que agora fornecerá mão de obra para os três poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo. Segundo ela, os trabalhadores que serão encaminhados à Câmara estavam há mais de um ano aguardando uma oportunidade.

O secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, também elogiou a celebração do convênio e aproveitou a oportunidade para propor à Casa que promova discussões sobre a reforma do sistema penitenciário. Na opinião do secretário, o tema precisa ser levado ao Congresso Nacional. Ele defendeu ainda uma mudança de mentalidade do encarceramento em massa.

O primeiro secretário da Câmara, deputado Raimundo Ribeiro (PSDB), ressaltou a importância do Legislativo participar da reinserção na sociedade de pessoas que cometeram erros em algum momento de suas vidas. Para ele, o ideal seria que todos os sentenciados estivessem trabalhando, durante o processo de reeducação.

Exposição

Logo após a assinatura do convênio, foi inaugurada uma exposição de produtos feitos no completo penitenciário com material reciclado. Os produtos estarão expostos para visitação até quinta-feira (18), na Galeria Espelho D’água, que fica na área de acesso ao Plenário da Câmara.

Também participaram da solenidade de assinatura do convênio os deputados Agaciel Maia (PTC), Wellington Luiz (PMDB), Telma Rufino (sem partido) e Chico Leite (Rede). Eles assinaram o convênio como testemunhas. O convênio tem vigência de 12 meses e prevê a contratação de três jardineiros e quatro carregadores para a prestação de serviços à Câmara.

Fonte: CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever