21.5 C
Brasília
25 abr 2024 04:06


Deputado Reginaldo Veras agenda Audiência Pública para discutir Organizações Sociais no DF

Audiência deve acontecer dia 14 de março.

Por Kleber Karpov

12651076_1268754196474878_1750030394205785628_nEnquanto o GDF não abre o leque para uma ampla discussão em relação a utilização das Organizações Sociais na gestão da Saúde pública pela Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), a pedido do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), o deputado distrital, Reginaldo Veras (PDT), agendou uma Audiência Pública para debater as Organizações Sociais (OSs) no DF.

Na justificativa do Requerimento, Veras aponta, por necessidade de realização da audiência, a veiculação maciça, nos veículos de comunicação, a intenção de o GDF implantar as OSs na saúde do DF. “Este tema é bastante polêmico e controverso, uma vez que existem diversas críticas e denúncias feitas a esse modelo já aplicado em outros estados.”, consta no documento ao lembrar que reforça: “Dessa forma, faz-se necessário uma ampla discussão com todos os envolvidos nessa temática e principalmente o maior interessado, o usuário do sistema público de saúde.”.

 Na rede social Facebook, o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna, questionar os servidores: “Vão ficar só reclamando, ou vamos lotar a galeria da CLDF? Quando o povo vai pra rua, os políticos tremem de medo…”, provoca Vianna ao observar: “Compartilhem, porque essa é a grande, e talvez a última oportunidade de impedir as OS de entrarem e fincarem sua bandeira no DF.”, concluiu.

Condições de trabalho

Além das OSS, uma segunda Audiência Pública deve ser realizada, em abril, para discussão das  Condições de trabalho para trabalhadores da enfermagem da iniciativa privada e ainda as péssimas condições também dos servidores da rede pública.

Professores por tabela?

Embora a Audiência Pública ocorra para tratar das OSs na Saúde há uma chance de os professores também participarem do evento, isso por dois motivos. Primeiro porque Veras, além de ser presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) na Câmara Legislativa do DF (CLDF), o Distrital também é professor, categoria que o elegeu nas eleições de 2014. O segundo é que o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF) começou a se mobilizar com receio de possível entrega da gestão da Educação no DF também para as OSs.

GDF

Ao governo, pode ser uma  oportunidade de esclarecer aos servidores da Saúde e à população do DF, se realmente tem pretensões de atuar com OSs no DF e, em que condições essa solução poderá ser adotada na gestão do Sistema Único de Saúde do DF (SUS-DF).

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever