20.5 C
Brasília
23 abr 2024 07:49


Secretaria de Saúde do DF deve repor estoque de medicamento para cardíacos em dois dias úteis

Ampolas remanejadas de outras unidades vencem na quinta-feira (31). Cardiologistas, no entanto, negam a possibilidade de substituir Dobutamina e Milritona por Dopamina conforme orientação da SES-DF.

Por Kleber Karpov

Após a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) recomendar o remanejamento de Dobutamina e Milrinoma para pacientes cardíacos, em falta no Hospital de Base do DF (HBDF)(29/Dez), cardiologistas informam que ampolas recebidas vencem na quinta-feira (31/Dez) e questionam recomendação de substituição dos medicamentos por Dopamina.

Um cardiologista acionou Política Distrital após publicação de matéria sobre a falta de medicamentos no HBDF. O profissional, que pede para não ser identificado, afirmou que Dopamina não pode ser utilizado para substituir Dobutamina e Milrinona: “Não existe em nenhuma diretriz a possibilidade de se substituir a dobutamina ou milrinone por dopamina nos pacientes com Insuficiência Cardíaca.”, afirmou ao questionar a assessoria por parte do secretário de Saúde, Fábio Gondim: “O Secretário de Saúde, talvez por não ser médico e estar mal orientado, passou essa informação adiante como se fosse verdadeira. Tratam-se de medicações com efeitos, indicações e efeitos colaterais completamente diferentes.”, concluiu.

Falta de medicamentos

20151229170722 (1)
Falta de reagentes no HBDF

O médico afirmou ainda que as ampolas recebidas de outras unidades de saúde estão prestes a vencer e apontou a falta de outros medicamentos e insumos. “Não é apenas essa medicação que vem faltando. Vem faltando uma série de exames básicos (incluindo CKMB [marcador para detecção de lesões no miocárdio,] e Troponina para diagnóstico de infarto, tomografia, gasometria, gerador de marca-passo, etc)”, disse.

Regularização de Estoque

Ao questionar o estoque ora existente nas unidades da SES-DF, por meio da Assessoria de Comunicação da SES-DF, informou que empenhou, nesta quarta-feira (30), o valor de R$ 91.350,00, para aquisição de 8,7 mil ampolas do medicamento Dobutamine A previsão é que o produto seja entregue em dois dias úteis.

Com relação aos demais medicamentos, a SES-DF reforçou: “Atualmente, 93% dos medicamentos oferecidos pela rede estão com estoque regularizado. Dos 65 itens em falta todos estão com processos de compra regular e emergencial em andamento.”, e que está tomando as providências em relação aos insumos.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever