Delegação da Dinamarca demonstra interesse em firmar acordo de cooperação com a Saúde

70
Print Friendly, PDF & Email

Europeus consideram o Sistema Único de Saúde um modelo exitoso

Por Kelly Ikuma

Integrantes do governo dinamarquês ligados ao Ministério da Saúde do país se reuniram com o secretário da pasta no Distrito Federal, Fábio Gondim, para conhecer os serviços de excelência prestados na capital brasileira. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (2) e o objetivo do grupo europeu é trocar experiências e elaborar um projeto preparatório ao longo de oito meses, identificando as possíveis áreas de cooperação bilateral.

O chefe da delegação, Jacob Krogh, reconheceu que o sistema de saúde brasileiro é muito avançado e que se assemelha um pouco com seu país de origem. “O Ministério de Saúde [dinamarquês] escolheu o Brasil, o México e o Vietnã para fazer essa visita direcionada. O plano é ficarmos em cada um desses locais uma média de cinco anos para traçar planos estratégicos, tendo a embaixada local como elo”, relatou o representante.

Publicidade

Priorizar a atenção primária foi uma dos pontos que os dois países concordaram como forma de melhorar a saúde no mundo. O secretário Fábio Gondim disse que o objetivo é diminuir os investimentos nos setores secundário e terciário e focar no básico. “Estamos em um momento de mudança em todos os setores do governo e nossa meta agora é investir muito em tecnologia e reduzir desperdícios”.

Durante o encontro, Gondim ressaltou que está à disposição do grupo para mostrá-lo o funcionamento das unidades de saúde da capital. A delegação, por sua vez, convidou os representantes brasileiros a conhecerem o sistema de saúde europeu.

Por Agência Saúde DF

Artigo anteriorMercado reage com euforia com anúncio de abertura de processo de impeachment de Dilma
Próximo artigoJuiz recebe nova ação contra Agnelo por reintegração de Policial Militar