21.5 C
Brasília
20 abr 2024 02:14


Servidores reclamam de excesso de óleo em refeição hospitalar

Episódio aconteceu no Hospital Regional de Ceilândia

Por Kleber Karpov

A refeição servida pela empresa Sanoli Indústria e Comércio de Alimentação (Sanoli) foi motivo de reclamação, na sexta-feira (27/Nov), por servidores do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). O motivo era o excesso de óleo na alimentação fornecida aos servidores, pacientes e acompanhantes que pode ser visto em um vídeo gravado por uma servidora do HRC, que se identificou por Claudilene. Indignada a trabalhadora mostrou o prato servido pela Sanoli e manipulou a comida com as mãos para demonstrar que a refeição estava encharcada de óleo.

Claudilene relatou ter abordado a nutricionista por causa do excesso de óleo na refeição e teve como resposta que os profissionais estavam fazendo “showzinho”. A servidora mostrou ainda outros dois pratos, o primeiro, o que chamou de “suco com leite cozido com alho” e o segundo, para substituir a janta oleosa, um omelete também recheado de óleo, quando o informado é que fora frito com queijo, conforme narra a trabalhadora.

De acordo com uma servidora procurada por Política Distrital, que pede para não ser identificada, as refeições oleosas foram servidas também aos pacientes e ainda aos acompanhantes dos doentes internados no HRC.

Mais reclamações

imagem
Reclamações de servidores registrada em Ata do HRC

Além de Claudilene outros servidores registraram reclamações em livro ata do HRC. Em um dos registros pode ser lido: “Gostaria de reclamar da qualidade do lanche do presente dia, pois evidencia o excesso óleo. Isso é um absurdo, pois não tem como ingerir algo assim, é totalmente um descaso com os servidores pois não se trata de um favor,  sim pagamos por isso. Hoje principalmente, foi um lanche lamentável, sem condições de comer !!! (SIC)”.

Em outro relato a servidora relata: “Eu também quero reclamara das condições das refeições servidas para nós servidores, especialmente no dia de hoje. É intragável e de aspecto horrível. Excesso de óleo, mal assado ou cozidos. Infelizmente ficamos prejudicados pois trabalhamos a noite eu e as colegas que estão me acompanhando. nossa rotina em UTI é estressante e se torna mais difícil porque não temos um lanche à altura da energia que precisamos. (SIC)”.

Representação no MP

O deputado distrital, Chico Vigilante (PT), postou uma nota na rede oficial Facebook e criticou a refeição servida pela Sanoli. “A comida servida no hospital de Ceilândia pela empresa Sanoli está de causar nojo.”, afirmou ao observar que entrará com representação no Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) “para que eles tomem providências.”.

Sanoli vai apurar

Em nota a Sanoli informou: “No dia 29 de novembro, foi servido para os servidores na ceia (refeição após o jantar) uma torta salgada. Após a reclamação da funcionária, a nutricionista responsável serviu como segunda opção omelete com queijo.”.

Ainda de acordo com a nota, ao tomar conhecimento a diretoria da Sanoli abriu uma sindicância interna para investigar o ocorrido. “Mesmo sem saber o que realmente aconteceu, a empresa já se desculpa com a servidora pelo fato de não ter gostado da refeição.”, e observa: “A empresa com mais de 40 anos no mercado sempre forneceu alimentação diária de qualidade para servidores, acompanhantes e pacientes, e tomará as devidas providências com relação ao caso.”

SES-DF se manifesta

Política Distrital conversou com o secretário de Saúde, Fábio Gondim, que observou que deve apurar o ocorrido e lembrou: “A maior providência a Secretaria já está tomando que é, na próxima sexta feira [4/Dez], a abertura de envelopes da licitação.”, afirmou Gondim.

O Secretário de Saúde se referiu ao anúncio do processo licitatório anunciado na quinta-feira (19/Nov) que deve contratar empresas fornecedoras de refeições hospitalares. A cobertura de todas as unidades hospitalares da SES-DF foi dividida em 13 lotes, conforme matéria publicada por Política Distrital, intitulada Licitação para fornecimento de alimentação hospitalar coloca fim a hegemonia da Sanoli.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever