20.5 C
Brasília
25 abr 2024 09:44


DF registra um caso de microcefalia, mas sem presença do zika

Brasil soma 1248 ocorrências de acordo com dados do Ministério da Saúde de 28 de novembro.

Por Kleber Karpov

O Ministério da Saúde (MS) divulgou (30/Nov) a ocorrência de 1.248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação, de acordo com a terceira edição do informe epidemiológico sobre microcefalia. Entre eles o DF registra tem uma ocorrência, porém, não foi constatada a presença do vírus zika.

O maior número de casos registrados ocorrem em sete estados dar região nordeste do país somam 1219 do país: 676 em Pernambuco, primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região em ainda Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Maranhão (12). Outros estados também registram ocorrências de microcefalia: Rio de Janeiro (13), Tocantins (12) , Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1).

Óbitos

Entre o total de casos foram notificados sete óbitos. Um recém-nascido do Ceará, com diagnóstico de microcefalia e outras malformações congênitas por meio de ultrassonografia, teve resultado positivo para vírus zika. Outros cinco no Rio Grande do Norte e um no Piauí estão em investigação para definir causa da morte.

Prevenção no DF

Imagem ilustrativa: Reprodução da internetEmbora o caso registrado no DF não seja proveniente do vírus zika, Política Distrital conversou com o secretário de Estado de Saúde do DF, Fábio Gondim, em relação a ações preventivas em andamento no DF. Gondim explicou que há uma série de ações em andamento há cerca de um mês para impedir qualquer risco de incidência de uma epidemia na capital do país.

Segundo Gondim: “Em relação a zika, Chikungunya e dengue, os três vírus transmitidos pelo vetor Aedes Aegypti, nós estamos reforçando todas a nossa capacidade de combate via fumacê, nas UBS [Unidade Básica de Saúde]. Estamos adquirindo 25 carros com mais outros tantos UBSs e com isso colocando a capacidade de combate lá em cima. Estamos fazendo todo manejo ambiental há mais ou menos um mês com equipe que é composta por bombeiros, Exército, cerca de 700 servidores da Secretaria. Temos feito uma campanha preventiva e já colocamos outras secretarias também para tirar entulho. Enfim.”, afirmou.

Com informações do Ministério da Saúde

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever