22.5 C
Brasília
18 abr 2024 02:03


Presidente da CLDF defende cooperação com EUA para aprimorar sistema prisional

Durante visita da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, à Câmara Legislativa na tarde desta quinta-feira (19), a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PDT), elogiou o projeto de reinserção aplicado no sistema prisional da Califórnia e disse almejar a implantação de experiência semelhante nas prisões do DF. “Os presídios se sustentam, um deles chegou a dar 23 milhões de dólares de lucro. Todos os presidiários trabalham, e o índice de reincidência é muito baixo”, destacou a distrital, defendendo um projeto de cooperação com os EUA.

Segundo a distrital, o sistema prisional do DF conta com 14 mil presos, os quais “saem pior do que quando entraram”. Ela lamentou o fato de o sistema não capacitar os presidiários, dificultando a reintegração social. De acordo com Celina, a proposta de uma cooperação com os EUA chegou a ser cogitada em 2013 junto ao governo local, mas não prosperou por falta de interesse do então governador.

A embaixadora dos EUA demonstrou interesse em retomar o debate, mas ressaltou que a questão prisional continua sendo um desafio em seu país também. Além disso, Ayalde se colocou à disposição para parcerias em diversas outras áreas, como no intercâmbio entre as casas legislativas dos EUA e do Brasil.

Cultura

Presente no encontro, o deputado Cláudio Abrantes (Rede) elogiou a atuação do Estado norte-americano no que concerne ao estímulo à cultura. Ele destacou a estrutura da The Juilliard School, em Nova York, e lamentou o abandono da Escola de Música de Brasília. O distrital aproveitou para entregar para a embaixadora um exemplar da revista “Traços”, que em sua primeira edição traz na capa o compositor Hamilton de Holanda. Conforme explicou Abrantes, a publicação está sendo vendida por 50 moradores de rua em pontos culturais da cidade. De cada R$5,00 – que é o preço da revista – o vendedor fica com R$ 4,00. Ayalde disse que irá apresentar o projeto da revista à área de cultura da embaixada.

Também acompanhou a reunião o deputado Bispo Renato (PR).

A embaixadora

Nascida em Maryland, Liliana Ayalde tem bacharelado em Artes pela Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade Americana em Washington e mestrado em Saúde Pública pela Universidade Tulane, na Louisiana. Ela iniciou sua carreira no serviço de relações exteriores em 1982, em Daca, Bangladesh.

Fonte: CLDF

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever