26.5 C
Brasília
24 abr 2024 18:39


Professores invadem a CLDF e interditam Eixo Monumental. Policiais jogam spray de pimenta e sobra até para deputado

Por Rafaela Lima

Os professores se reúnem nesta quarta-feira (11/11) em frente ao Palácio do Buriti para votar pela continuidade ou não da greve, que já dura 28 dias. Os docentes reivindicam o pagamento imediato do reajuste salarial previsto para setembro, a manutenção da jornada ampliada e a correção no valor do tíquete-alimentação. Durante o encontro, os ânimos se exaltaram e os professores invadiram a Câmara Legislativa do DF e tentaram entrar no Palácio do Buriti.

O comando de greve vai propor a continuidade do movimento. Segundo Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), as negociações retrocederam, porque o governo retirou da proposta a reposição de aulas em troca de não cortar o ponto dos grevistas.

A sindicalista disse ainda que o Sinpro-DF vai recorrer mais uma vez da decisão da Justiça que considerou a greve ilegal e determinou o bloqueio de bens da entidade. “Isso está igual à época da ditadura. Querem nos calar de qualquer forma”, desabafou Rosilene.

Acompanhe em tempo real

12:42 – Aos poucos os professores começam a se dispersar. No entanto, as seis faixas do Eixo Monumental continuam interditadas.

*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**
Foto: Rafaela Lima/Metrópoles

12:33 – O tenente coronel Vasconcelos e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF) negociam durante a manifestação dos professores. “Usamos gás para que não invadissem o Buriti. Não é assim que se faz manifestação. Não vamos provocar o confronto”, diz o policial.

12:19 – Os manifestantes afirmam que irão continuar em frente a sede do Executivo Local até que uma proposta que agrade a categoria seja feita pelo governo.

12:14 – Tropa de choque da polícia militar acompanha de perto a manifestação dos professores. A reportagem do Metrópoles acompanhou o momento mais tenso do protesto, quando os docentes tentaram invadir o Palácio do Buriti. Durante todo momento os comandos da manifestação e da polícia negociaram com a intenção de evitar a repetição de cenas ocorridas em 28 de outubro.

*Michael Melo/Metrópoles**
Foto: Michael Melo/Metrópoles

12:00 – No momento, todas as faixas estão fechadas, o que causa um grande congestionamento no local. Veja como está o trânsito aqui.

11:54 – Com a chegada do Batalhão de Choque, os professores recuaram, mas ainda continuam ocupando todas as faixas do Eixo Monumental em frente ao Palácio do Buriti.

11:50 – Deputado distrital Reginaldo Veras (PDT) também deixa a CLDF para se reunir com os manifestantes.

11:48 – Os deputados Wasny de Roure e Érika Kokay estão dentro do palácio para negociar.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
Foto: Michael Melo/Metrópoles

11:45 – Os professores tiram as grades que cercam o Palácio do Buriti.

*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**
Foto: Rafaela Lima/Metrópoles

11:42 – A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) negocia com o Bope.

*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**
Foto: Rafaela Lima/Metrópoles

11:39 – Vídeo mostra o momento em que os professores invadiram o Eixo Monumental e tentaram invadir o Palácio do Buriti.

11:36 – Durante a confusão, sobrou até para o deputado distrital Wasny de Roure (PT), ex-presidente da Câmara Legislativa.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
Foto: Michael Melo/Metrópoles

11:34 – Os professores radicalizaram e partem em direção ao Palácio do Buriti. Durante a confusão, um dos vidros da sede do Executivo foi quebrado. A polícia se mobiliza para conter o avanço dos manifestantes.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
Foto: Michael Melo/Metrópoles

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
Foto: Michael Melo/Metrópoles

11:13 – Policias jogam spray de pimenta para conter o avanço dos professores.

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**
Foto: Michael Melo/Metrópoles

11:11 – Os manifestantes invadem o Eixo Monumental e interditam o trânsito.

*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**
Foto: Rafaela Lima/Metrópoles

11:07 – O diretor do Sinpro-DF Cleber Soares explica que um grupo de professores estão na Câmara Legislativa. Eles foram orientados a entrar em todos os gabinetes e falar com os deputados e chefes de gabinete. “Precisamos de apoio para tratar com o governo nossas reivindicação”.

11:02 – Alguns professores da rede pública do DF ocupam a entrada do gabinete da presidência da Câmara Legislativa. Eles garantem que ficarão acampados no local e farão greve de fome.

10:58 – Cleber Soares, que atua na comissão de negociação do Sinpro-DF, diz que o governo se recusa a negociar. Segundo ele, os professores se reuniram nessa terça-feira (10) com representantes do GDF, mas não houve avanço.

O governo entregou um documento que estabelece prazos, mas apresenta também provas de política neoliberal que ele pratica. Colocou explicitamente a proposta de entregar a educação para as Organizações Sociais. A resposta para o governo é esta praça lotada

Cleber Soares,. Sinpro-DF
Clique para amplicar
Clique para amplicar

10:53 – Segundo estimativa da Polícia Militar, aproximadamente 5 mil pessoas estão no local.

*Foto: Rafaela Lima/Metrópoles**
Foto: Rafaela Lima/Metrópoles

10:48 – O coordenador jurídico do Sinpro-DF, Dilmas Rocha, parabeniza o movimento e atualiza sobre os manifestantes sobre as decisões jurídicas da categoria. “O recurso não conseguiu legalizar a greve. Mas nada vai nos fazer curvar. Mais uma vez, vemos um jurídico (sobre a decisão do TJDFT que considerou a paralisação ilegal) a favor do estado. Quem acaba com o movimento é o próprio movimento. Não vamos nos curvar!”

10:41 – Breno Lobo, estudante filiado a Ubes, também ressalta seu apoio aos professores. “Vamos fortalecer essa luta. Só os professores podem mudar essa realidade”.

10:33 – Fábio Público, servidor público afiliado ao PSOL, afirma que compareceu ao evento para apoiar a greve. “Estamos aqui para fazer uma leitura de que não é sobre o ataque ao dinheiro (atraso no pagamento do reajuste prometido pelo governo) e sim o ataque que Rollemberg faz sobre as políticas públicas”

10:30 – Professora Maria Holanda Lopes Carvalho sobe no carro de som e canta música composta em apoio ao movimento grevista. A canção também critica o governador Rodrigo Rollemberg.

10:22 – A estudante da UnB Emy Naiana Pinto também subiu ao caminhão para declarar todo o apoio aos professores.

10:13 – A direção do movimento se prepara para começar a dar os informes gerais. O professor da UnB Perci Coelho é o primeiro a subir no caminhão.

Quando se mexe com um professor, se mexe com todos do Distrito Federal

Perci Coelho, professor da UnB

*Foto: Michael Melo/Metrópoles**

10:08 – Líderes do movimento se preparam para dar início à assembleia.

10:01 – Professores começam a se reunir para o encontro. Até o momento, o clima é tranquilo e não há retenções no trânsito.

Fonte: Metrópoles

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever