28.5 C
Brasília
19 abr 2024 17:35


“Eu apoio os Policiais que, dentro da Lei, atuaram durante a manifestação dos Professores.”, afirma um suposto PM

Por Kleber Karpov

O depoimento, supostamente, de um oficial da Policial Militar do DF (PMDF), circulou em grupos de Whatsapp, no sábado (31/Out), chama a atenção. Isso porque o PM demonstra apoio a ação dos Batalhão de Operações de Policiais Especiais (BOPE), em relação desobstrução da via Eixão-Sul, durante a mobilização de profissionais de Educação (28/Out). No entanto o apoio vem acompanhado de um recado aos colegas da polícia. Que cumpram seus ofícios, mas que o façam sem excessos, uma vez que de executores de ordens, podem se tornar, bodes expiatórios, dos superiores.

A ação, desastrada, embora não tenha recaído sobre a PM, foi atribuída diretamente ao governador do DF, o socialista, Rodrigo Rollemberg (PSB), com forte reação do meio político local na Câmara Legislativa do DF (CLDF), do Congresso Nacional, tanto por parte de deputados quanto de senadores, além de outras entidades que se manifestaram contrárias ao que foi considerado ‘arbitrariedades’ e excessos por parte da PM, a exemplo do Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal(OAB/DF).

Vale observar que o impacto foi tão negativo que Rollemberg soltou uma nota oficial (28/Out), amplamente criticada por acirrar os ânimos uma vez que apenas reforçava um discurso de colocar a opinião pública contra os professores. Mais ainda o GDF veio em público por meio da imprensa tentar acalmar os ânimos, porém, com  um segundo propósito, tentar se isentar da responsabilidade e atribuí-la a possíveis excessos por parte da PM, a serem devidamente apurados.

Tal manifestação, torna imprescindível a percepção do cabo da PM que assina o documento. Isso porque, nos últimos quatro dias, oficiais, desde o baixo ao alto escalão da Polícia Militar do DF e até mesmo Bombeiros Militares tem sugerido cautela aos PMs preocupados em atuar com os servidores em greve, como se estivesse contendo uma rebelião de prisioneiros no extinto Carandiru. E com um recado claro: “O governo passa, os comandantes se aposentam, mas vocês ficam com o ônus.”, disse um oficial da PM, que não será identificado por Política Distrital, afinal um velho ditado permanece imutável na atualidade: “A corda arrebenta sempre do lado mais fraco.”.

Confira o texto na íntegra:

É nossa missão manter a Ordem Social, e os Policiais receberam determinação para desbloquear a via.

Antes de fazê-lo a Polícia pacientemente solicitou, pediu, por várias vezes, e a resposta foi negativa.

Reconheço que os Professores são uma classe trabalhadora que tem o direito à greve, que usou como estratégia fechar a via para chamar a atenção.

Nós mesmos Policiais e Bombeiros já usamos deste artifício, porém sempre dentro da prudência e do respeito aos Policiais que estavam de serviço e aos usuários das vias.

Somos Policiais em serviço, cumprindo a Lei, não somos “bandidos”, não somos “animais”.

Amigos, sempre caminhamos sobre o fio da navalha, de um lado nossos Professores e seus direitos, do outro lado um governo descontrolado e sem diálogo que ainda não mostrou para o que veio, e no meio, nós Policiais. Dependendo da interpretação, seremos os “Bandidos” ou “Heróis”.

Por isto tudo amigo Policial, cuide-se, cumpra só o que manda a Lei, não se exceda, pois sabemos quem receberá a culpa se este caldo engrossar.

Infelizmente na nossa profissão de um lado caminha desprezo do outro a punição.

Assuma seu serviço, cumpra legalmente sua missão, e volte para sua casa de cabeça erguida, quem realmente te ama e se preocupa com você, está lá.

Cb E R

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever